Educação

Caropreso defende ensino sobre legado de Fritz Müller no currículo escolar catarinense

No aniversário de 199 anos do naturalista, parlamentar defende que sua história seja incluída na grade curricular de ensino

02 Abr 2021 - 09h30Por Janici Demetrio

O Parlamento catarinense aprovou indicação do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) solicitando que conteúdos sobre a vida e a obra do professor, pesquisador, médico e naturalista Fritz Müller sejam incluídos na grade curricular obrigatória da rede educacional catarinense.  A aprovação da matéria ocorreu nesta quarta-feira (31), dia em que se comemora 199 anos do alemão naturalizado brasileiro, ícone da história do município de Blumenau e da ciência brasileira.
Johann Friedrich Theodor Müller (1822–1897), que ficou mais conhecido como Fritz Müller, chegou ao Brasil em 1852, na primeira leva de alemães que veio ao Brasil construir uma nova vida na então Colônia Blumenau.

Em 1865, quando era professor em Desterro, hoje Florianópolis, ele  passou a trocar cartas com o cientista britânico Charles Darwin, auxiliando assim na consolidação de um dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies. Ele deixou um gigantesco legado naturalístico, tanto da flora como da fauna da região Sul do Brasil.

“O conhecimento que produziu ultrapassou fronteiras. Colocou o nosso país no mapa-múndi da ciência. Charles Darwin lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 17 vezes quando reeditou seu livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”, afirmou Vicente Caropreso  ao destacar a vida do cientista no plenário da Assembleia Legislativa.

Mesmo tendo deixado um legado que é exaltado pela comunidade científica no Brasil e no exterior, os feitos de Fritz Müller são desconhecidos por grande parte dos catarinenses, lamentou o deputado. 

“Queremos que o culto a Fritz Müller alcance todo o Estado, toque a mente e a alma de mais e mais pessoas. Por isso apresentei esss indicação, que  é respaldada pelas  várias entidades que compõem o Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin, para que sua vida e obra estejam ao acesso dos nosso estudantes.  Queremos que a história de Fritz Müller e seu legado científico inspirem as atuais e futuras gerações a irem mais longe, se desafiarem na grande jornada pelo conhecimento”.

 

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Educação

Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá

O PL foi aprovado em votação única e vai destinar recursos para reformas de prédios, compra de materiais de trabalho e campanha de divulgaçãO
Vereadores aprovam R$ 5,9 milhões para ações na Educação em Jaraguá
Educação

Dia da Família na Escola traz dicas para o cultivo de hortas domésticas

O assunto será abordado em evento online e gratuito neste sábado, dia 17, a partir das 10 horas, no YouTube da Secretaria de Estado da Educação
Dia da Família na Escola traz dicas para o cultivo de hortas domésticas
Educação

Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares

Essa tem sido uma bandeira levantada pela Secretaria de Educação de Jaraguá para que o sistema híbrido de ensino (uma semana presencial e uma semana digital) tenha sucesso
Educação alerta sobre a responsabilidade das famílias nas tarefas escolares
Educação

Sicredi lança plataforma digital com cursos gratuitos para associados 

São mais de cem possibilidades de cursos
Sicredi lança plataforma digital com cursos gratuitos para associados 
Ver mais de Educação