dengue 2
Educação

Caropreso defende ensino sobre legado de Fritz Müller no currículo escolar catarinense

No aniversário de 199 anos do naturalista, parlamentar defende que sua história seja incluída na grade curricular de ensino

02 Abr 2021 - 09h30Por Janici Demetrio

O Parlamento catarinense aprovou indicação do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) solicitando que conteúdos sobre a vida e a obra do professor, pesquisador, médico e naturalista Fritz Müller sejam incluídos na grade curricular obrigatória da rede educacional catarinense.  A aprovação da matéria ocorreu nesta quarta-feira (31), dia em que se comemora 199 anos do alemão naturalizado brasileiro, ícone da história do município de Blumenau e da ciência brasileira.
Johann Friedrich Theodor Müller (1822–1897), que ficou mais conhecido como Fritz Müller, chegou ao Brasil em 1852, na primeira leva de alemães que veio ao Brasil construir uma nova vida na então Colônia Blumenau.

Em 1865, quando era professor em Desterro, hoje Florianópolis, ele  passou a trocar cartas com o cientista britânico Charles Darwin, auxiliando assim na consolidação de um dos principais estudos da humanidade: a Teoria da Evolução das Espécies. Ele deixou um gigantesco legado naturalístico, tanto da flora como da fauna da região Sul do Brasil.

“O conhecimento que produziu ultrapassou fronteiras. Colocou o nosso país no mapa-múndi da ciência. Charles Darwin lhe deu a alcunha de “Príncipe dos Observadores” e imortalizou seus estudos ao citá-lo 17 vezes quando reeditou seu livro “A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural”, afirmou Vicente Caropreso  ao destacar a vida do cientista no plenário da Assembleia Legislativa.

Mesmo tendo deixado um legado que é exaltado pela comunidade científica no Brasil e no exterior, os feitos de Fritz Müller são desconhecidos por grande parte dos catarinenses, lamentou o deputado. 

“Queremos que o culto a Fritz Müller alcance todo o Estado, toque a mente e a alma de mais e mais pessoas. Por isso apresentei esss indicação, que  é respaldada pelas  várias entidades que compõem o Grupo Desterro Fritz Müller/Charles Darwin, para que sua vida e obra estejam ao acesso dos nosso estudantes.  Queremos que a história de Fritz Müller e seu legado científico inspirem as atuais e futuras gerações a irem mais longe, se desafiarem na grande jornada pelo conhecimento”.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae

As inscrições devem ser feitas até 10 de maio na página do Samae
Oportunidade de estágio para estudantes de Ensino Superior no Samae
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Educação

Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul

Categoria entrou em greve nesta terça-feira (23)
Professores estaduais fazem manifesto em Jaraguá do Sul
Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Ver mais de Educação