Caraguá
Economia

WEG lança desafio de Inovação Aberta no mercado

O objetivo é encontrar soluções inovadoras, sustentáveis e que atendam às principais normas e condutas internacionais de meio ambiente

12 Ago 2021 - 10h07Por Janici Demetrio
WEG lança desafio de Inovação Aberta no mercado  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Weg anunciou nesta quinta-feira (12) o início de uma nova fase na promoção da inovação aberta como estratégia para seus negócios. Considerada uma das empresas mais inovadoras do país, a companhia acaba de lançar o seu primeiro desafio para encontrar parceiros com soluções que promovam a substituição ou redução do uso de madeira em embalagens de motores elétricos, com aproveitamento ou não de resíduos de florestas.

O objetivo é encontrar soluções inovadoras, sustentáveis e que atendam às principais normas e condutas internacionais de meio ambiente, tais como a RoHS (Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas). A diretiva, criada pela União Europeia, garante a conformidade de empresas fabricantes de produtos eletrônicos com boas práticas ambientais e de saúde, um dos principais focos da WEG em suas operações.

As inscrições vão até o dia 29 de agosto e podem ser realizadas no site  por Startups, Universidades, Institutos de Pesquisa, Unidades Embrapii, Institutos Senai de Inovação, entre outras organizações. Após o período, a empresa fará a escolha das melhores soluções apresentadas, que serão avaliadas por um comitê interno. Com mais de 40 fábricas instaladas em 12 países a WEG oferece, ainda, a oportunidade de poder escalar as soluções para diferentes plantas.

“O movimento de inovação aberta está crescendo e nossa missão é converter essa escalada em resultados reais para a WEG. Queremos facilitar o acesso das startups e instituições brasileiras aos nossos desafios atuais”, afirma Rodrigo Fumo Fernandes, Diretor de Engenharia e Inovação Tecnológica da WEG.

Dentre as vantagens oferecidas pela WEG para seus parceiros de inovação aberta, destacam-se os acessos a laboratórios e ambientes fabris para fabricação de protótipos, realização de testes e experimentos das soluções oferecidas, com apoio de equipe técnica experiente.

A Companhia conta, ainda, com um Centro de Inovação Aberta, localizado no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

“O foco em inovação, com planos de médio e longo prazo, nos garante a solidez necessária para pensar sempre no futuro. Sabemos que o mercado tem buscado empresas que possuem foco na melhoria contínua de processos, com ganhos de produtividade e eficiência, desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas à eficiência energética, energias renováveis, mobilidade elétrica e indústria 4.0. Convidamos parceiros a se juntarem a nós nesse desafio”, acrescenta Fernandes.

Inovação está no DNA da WEG

Inovação e sustentabilidade estão na missão da companhia. Seu crescimento contínuo e sustentável é suportado em produtos e processos, cujos resultados fazem com que a empresa seja mais competitiva. Além de acompanhar as principais tendências de mercado, a WEG está sempre antecipando oportunidades: da porta para dentro, otimizando recursos, reduzindo custos, racionalizando despesas e buscando menor impacto ambiental em suas operações.

Da porta para fora, oferecendo ao mercado as melhores soluções em eficiência energética, geração de energia renovável, mobilidade elétrica, soluções digitais; geração de energia através da queima de biomassa e do lixo e mantendo relacionamento ético e íntegro com nossas partes interessadas. Investindo cerca de 2,5% da sua receita em pesquisa e desenvolvimento a companhia tem mantido seu índice de inovação tecnológica, acima de 50% nos últimos anos, ou seja, metade do faturamento da empresa é fruto das vendas de produtos lançados nos últimos cinco anos. Inovando permanentemente em todas as áreas e incorporando anualmente novos produtos e novos negócios no seu portfólio, a WEG cresce, se desenvolvendo e oferece ao mercado oportunidades concretas, com alto valor ambiental, econômico e social.  

Matérias Relacionadas

Saúde

Argentina flexibiliza uso de máscaras e reabrirá para brasileiros

A medida entrará em vigor no dia 1º de outubro
Economia

Crise da empresa chinesa Evergrande faz bolsas do mundo despencarem

Ibovespa e Wall Street foram afetadas; dólar fechou em alta de 0,78%
Crise da empresa chinesa Evergrande faz bolsas do mundo despencarem
Economia

Novas alíquotas do IOF começam a valer hoje

Os valores arrecadados serão utilizados para custear o Auxílio Brasil, programa do governo que deve substituir o Bolsa Família
Novas alíquotas do IOF começam a valer hoje
Economia

Governo anuncia leilão para compra simplificada de energia em outubro

Recomendação é do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico
Governo anuncia leilão para compra simplificada de energia em outubro
Ver mais de Economia