Caraguá
Economia

Prefeitura de Jaraguá torna mais ágeis os processos de alvará de construção

13 Set 2021 - 17h24Por Janici Demetrio
Prefeitura de Jaraguá torna mais ágeis os processos de alvará de construção - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, modernizou o Projeto Legal tornando-o Digital. A partir desta segunda-feira (13), conforme o Decreto nº 15329/2021, todo o processo de emissão de Alvará de Construção poderá ser feito de forma digital. De acordo com o secretário Eduardo Bertoldi, a Secretaria tem investido em ações que modernizem e facilitem os processos, tornando-os mais ágeis e resolutivos. 

A modernização afetará diretamente nos processos de aprovação de projeto, alvará de construção, alvará de ampliação, alvará de reforma e alvará de reforma e ampliação. Impactando positivamente no grande momento que o município está passando em relação à construção civil, com o registro de 38% de aumento nos processos de alvará de construção, só em 2021 foram mais de 1030 processos.

“O Projeto Digital é um grande avanço para Jaraguá do Sul, pois irá agilizar ainda mais todos os processos que passam por aqui diariamente e além disso, irá facilitar o dia a dia dos profissionais, os quais também foram consultados durante os estudos do projeto, por meio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS) a qual agradecemos pela parceria”, pontua Bertoldi. 

Taxa

Atualmente o cálculo é feito conforme o assunto e a área a requerer. No Projeto Digital o valor da taxa será fixo conforme o assunto requerido, ou seja, o requerente sabe qual será o valor e evita precisar pedir complementação de taxa caso o projeto sofra alguma alteração de área durante o processo. 

Número de análise da Gerência da Análise de Edificações

Mais de 300 processos entram no setor por mês, porém, são inúmeros os que estão tramitando hoje na Gerência de Análise de Edificações da Secretaria de Planejamento e Urbanismo. O que altera com essa modernização, é que, caso o projeto não esteja apto para aprovação na 4ª análise da Gerência de Análise de Edificações, o processo será indeferido e encerrado, sendo necessário a abertura de novo protocolo, no qual será emitida nova taxa de análise. O objetivo é tornar todo o processo mais ágil e que os profissionais realmente corrijam as inconsistências nos projetos, evitando assim o excesso de tramitação dos processos.

Impacto no setor

De acordo com o secretário Bertoldi, a digitalização vai diminuir o tempo de tramitação interna entre os setores que hoje é feito por malotes. “Dessa forma não haverá mais casos de extravio de documentos, já que todos os arquivos ficam salvos no sistema, e também ocorrerá a digitalização dos documentos da Prefeitura, que hoje ficam guardados no Arquivo de forma física.” Ele ainda ressalta que toda a modernização irá facilitar para o requerente que não precisará  imprimir os documentos, pois será tudo em PDF, também não haverá necessidade de se deslocar até o setor de Protocolo da Prefeitura para entregar os documentos e/ou retirar a nota de devolução com os itens a serem corrigidos, e além disso, poderá abrir e acompanhar o processo de casa ou do escritório.

“Facilita para todos os profissionais e proprietários, principalmente para aqueles que não são de Jaraguá do Sul mas querem investir aqui. Hoje Jaraguá do Sul já é modelo na análise e aprovação de projetos e com o Projeto Digital vamos avançar muito”, ressalta Bertoldi. 

É importante que o requerente leia todas as instruções na página do Projeto Digital, antes de abrir o protocolo, pois os requerimentos que estiverem fora do Decreto nº 15329/2021 serão indeferidos e não será feita a análise pela Gerência de Análise de Edificações. Vale frisar que o processo digital será optativo, os profissionais e proprietários que ainda quiserem poderão abrir o processo de forma física.

Em caso de dúvidas, o profissional e/ou o proprietário podem entrar em contato pelo e-mail projetodigital@jaraguadosul.sc.gov.br. 

Mais informações no site: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/projetodigital 

Matérias Relacionadas

Economia

Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS

A Jooy Digital, localizada em Jaraguá do Sul, é uma fintech de soluções digitais e desde junho, já realizou a antecipação de aproximadamente 4.700 clientes
Governo libera Fintechs a realizarem antecipação de até 5 ciclos do saque-aniversário do FGTS
Economia

Komprão Koch Atacadista inaugura loja em Jaraguá do Sul

A 39ª loja do Grupo Koch será aberta ao público na próxima quinta-feira (23) no Bairro Rio Molha e fará parte de um complexo com 7  lojas
Komprão Koch Atacadista inaugura loja em Jaraguá do Sul
Economia

Caixa reduz juros do crédito habitacional na modalidade poupança

Banco reduziu parte fixa da parcela de 3,35% para 2,95% ao ano
Caixa reduz juros do crédito habitacional na modalidade poupança
Política

Deputado Vicente Caropreso destaca 60 anos da WEG no plenário da Alesc

Em seu discurso, o parlamentar enfatizou a trajetória da empresa e o espírito empreendedor de seus fundadores: Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus.
Deputado Vicente Caropreso destaca 60 anos da WEG no plenário da Alesc
Ver mais de Economia