Economia

Prefeitura registra abertura de 53 empresas em janeiro

Número triplicou em relação a janeiro de 2018, quando foram abertas 18 empresas.

21 Fev 2019 - 07h00Por PMJS

A recuperação gradativa da economia já está refletindo positivamente no empreendedorismo jaraguaense. De acordo com dados da Prefeitura de Jaraguá do Sul, em janeiro foram abertas 53 empresas.

Câmara de Vereadores de Jaraguá

No mesmo período, apenas quatro empreendimentos encerraram as atividades, o que demonstra o fortalecimento do setor econômico no município. A prova de que os bons ventos da prosperidade voltaram a soprar é que esse número triplicou em relação a janeiro de 2018, quando foram abertas 18 empresas, com a baixa de 30 - fechamento 7,5 vezes maior, comparativamente a janeiro de 2019. Já em janeiro de 2017 foram abertas 22 empresas e fechados 41 empreendimentos.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Neivor José Bussolaro, o cenário tem se mostrado bastante positivo nos últimos dois anos: “Essa longevidade empresarial mostra a confiança na economia e também o amadurecimento do empreendedor”.

Menos burocracia 

No entender de Neivor, dos fatores que somaram para favorecer a abertura de novas empresas em Jaraguá do Sul, se destacam as medidas adotadas pela atual gestão, visando desburocratizar o processo. Entende que as empresas demonstram maior segurança na hora de ingressar no mundo dos negócios.

“Talvez passe, sim, pela pesquisa de mercado e nós, do Desenvolvimento Econômico, creditamos também à facilitação na abertura de empresas como um fator que contribui para o melhor desempenho nos números. Principalmente pequenas empresas, que pela burocracia abriam em outros municípios, porém atuavam em Jaraguá, como os prestadores de serviços, por exemplo”, destaca Bussolaro.

Ainda de acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico, entre as medidas que tornaram a Prefeitura um agente facilitador estão o enquadramento empresarial simplificado (ESS), iniciativa que resultou na redução do número de laudos, com emissão de alvarás às empresas com atividades de baixo risco e baixo potencial poluidor.

EVOLUÇÃO NO QUADRO DE EMPREENDIMENTOS EM JARAGUÁ DO SUL
 
ANO  /  ABERTAS  / FECHADAS
2017  /        22          /41
2018 /         18          /30 
2019 /         53           /04

Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Bolsonaro sanciona projeto que dá autonomia ao Banco Central

Medida prevê mandatos para dirigentes do órgão
Bolsonaro sanciona projeto que dá autonomia ao Banco Central
Economia

Dólar tem pequena queda e fecha a R$ 5,42

Bolsa sobe 0,38% em dia de recuperação
Geral

Prefeito e vice participam da plenária da CDL de Jaraguá desta quarta

Eles falam sobre os projetos para a gestão 2021-2024.
Prefeito e vice participam da plenária da CDL de Jaraguá desta quarta
Economia

Presidente da Fapesc visita Jaraguá do Sul

Fábio Zabot Holthausen veio a Jaraguá para estreitar laços, trocar ideias e visitar, novamente, o Centro de Inovação - NovaleHub no bairro Três Rios do Sul.
Presidente da Fapesc visita Jaraguá do Sul
Ver mais de Economia