CAMPANHA JARAGUÁ BEM CUIDADA - 13/06 a 12/07 (16 (16 à 12)
ECONOMIA

Petrobras permite alta do Ibovespa, mas Previdência e feriado podem conter avanço

18 Abr 2019 - 11h56Por Maria Regina Silva

O último dia útil para a B3 sugere ser de alta do seu principal índice à vista, sobretudo pelo noticiário doméstico, ainda que com certa cautela. No entendimento do mercado, o fato de a Petrobras ter definido ontem o reajuste nos preços do diesel - ainda que este tenha ficado aquém do proposto anteriormente - é um ponto positivo, pois sinaliza que a independência da estatal de certa forma está mantida. Além disso, apesar do adiamento da votação da admissibilidade da proposta de reforma da Previdência para terça-feira, a visão é de que o governo conseguirá avançar no assunto.

Conforme um operador, o governo sinaliza que pode ceder um pouco para tentar avançar na reforma. "Está tendo uma movimentação para aliar os partidos. O governo parece que entendeu que sozinho não conseguirá aprovar a reforma. Está se movimentando. Mas temos de acompanhar", afirma. A dúvida, pondera, é quanto ao que pode ser desidratado do texto original da reforma.

"Permanece a incerteza em torno da reforma da Previdência, pois o governo pode ter que ceder muito para garantir sua aprovação na CCJ", pondera a MCM Consultores em nota.

Às 10h36, o Ibovespa subia 0,62%, aos 93.859,04 pontos. Ontem, fechou com queda de 1,11%, aos 93.284,75 pontos. O papel ON da Petrobras tinha ganho de 2,84% e o ON, de 2,55%.

Além disso, novos temos de desaceleração global e a semana mais curta devem deixar o investidor mais cauteloso, observa o operador.

Outra questão, diz uma fonte, é sobre a possibilidade de greve dos caminhoneiros, já que o aumento do diesel não foi bem visto por toda a categoria. Mas esse assunto, acrescenta, pode não ter força para afetar os negócios hoje, já que muitos investidores já devem estar pensando na folga de Páscoa, o que tende a deixar o volume de negócios reduzido nesta quinta-feira na B3.

De todo modo, acrescenta o operador, o governo não deve ficar baixando a cabeça toda hora para o setor de transportes do País. "Não tem de ficar aquém de uma categoria. Isso reajustes não é um problema deste governo, vem de outras gestões", observa.

Ainda quanto à Petrobras, o governo estuda antecipar recursos que serão recebidos com o leilão de excedente da cessão onerosa para Estados e municípios se houver indicação que a reforma da Previdência será aprovada. Em mais um aceno para angariar o apoio de governadores e prefeitos para a reforma, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que uma das linhas que o governo trabalha para ajudar os governos regionais é antecipar esses recursos.

Apesar do noticiário interno considerado favorável à alta do Ibovespa, o exterior está um pouco mais devagar, com os índices futuros de Nova York com altas modestas e, na Europa, da mesma forma. Entretanto, por lá, saíram novos indicadores de atividade reforçando o temor de desaceleração econômica mundial.

Matérias Relacionadas

Economia

Vendas de materiais de construção crescem 7,6% em SC

Os dados do IBGE mostram que esse desempenho positivo impulsiona mais de 18,5 mil micro e pequenas empresas (MPEs) especializadas na venda de ferragens, vidros, tintas, madeira e outros insumos
Vendas de materiais de construção crescem 7,6% em SC
Economia

Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda

Nova modalidade pretende substituir débito automático e boletos
Bancos passam a oferecer Pix Automático a partir desta segunda
Geral

Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500

A nova lei proíbe o descarte de lixo em vias públicas, prevê multa para quem for flagrado jogando resíduos em locais como ruas, rodovias, praças, praias e parques
Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500
Geral

Balaroti anuncia maior feira de pisos e porcelanatos

De 16 a 30 de junho, está rolando a "Maior Feira de Pisos e Porcelanatos Balaroti"! É a sua chance de encontrar uma seleção gigantesca dos mais variados tipos de pisos e porcelanatos, das tendências mais modernas aos clássicos atemporais
Balaroti anuncia maior feira de pisos e porcelanatos
Ver mais de Economia