ECONOMIA

Pelo menos 2 grupos entregaram propostas para leilão da Ferrovia Norte-Sul

25 Mar 2019 - 11h24Por Fabiana Holtz

A entrega de propostas que acontece nesta segunda-feira, 25, até o meio-dia na B3, para o leilão da Ferrovia Norte-Sul atraiu o interesse de pelo menos dois proponentes. O certame está marcado para 28 de março.

Prioridade do governo Bolsonaro, a licitação da Ferrovia Norte-Sul com 1.537 quilômetros de extensão da estrada de ferro que corta o eixo central do Brasil, ligando Porto Nacional (TO) a Estrela D'Oeste (SP).

A oferta aos investidores por 30 anos na próxima sexta-feira, dia 28, com valor mínimo de R$ 1,351 bilhão e investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões.

A estimativa do governo é que, ao final da concessão, o trecho ferroviário tenha demanda equivalente a 22,73 milhões de toneladas.

Na semana passada, o presidente da Cosan, Marcos Lutz, afirmou que a empresa deve participar do leilão por meio de sua controlada Rumo, mas a proposta pode não chegar a um nível de competitividade que a permita levar a concessão.

O leilão da Norte-Sul tem sido questionado pelo Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Na avaliação do procurador do MP, Júlio Marcelo de Oliveira, o edital contém regras que reduzem a competitividade, ignoram o transporte de passageiros e favorecem as concessionárias que já atuam nos extremos da Norte-Sul, as empresas VLI e a Rumo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

Reajuste será nas refinarias e entra em vigor amanhã
Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás
Economia

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Receita espera receber 32,6 mi de declarações até 30 de abril
Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Mega-Sena sai para um apostador que ganha 49 milhões

Próximo sorteio será quarta-feira
Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Ver mais de Economia