transito
Economia

Número de turistas estrangeiros cresce mais de 120% em Santa Catarina

No primeiro semestre de 2022, Santa Catarina representou 5,7% dos turistas internacionais do Brasil, enquanto em 2023 esse percentual subiu para 6,3%

02 Ago 2023 - 16h19Por Agência Brasil
  - Crédito: Ricardo Wolffenbuttel/Secom - Crédito: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Mais de 204 mil turistas internacionais desembarcaram em Santa Catarina entre janeiro a junho de 2023, um fluxo 120,2% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. No primeiro semestre do ano, 204.720 estrangeiros visitaram o Estado, ano passado esse número era de 92.957. Os dados são da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em parceria com as equipes do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. 

No primeiro semestre de 2022, Santa Catarina representou 5,7% dos turistas internacionais do Brasil, enquanto em 2023 esse percentual subiu para 6,3%. Os viajantes que mais desembarcaram por aqui foram de países como, Argentina (168.107), Chile (22.918), Paraguai (4.323), Uruguai (2.513), Estados Unidos (546), Itália (384) e Alemanha (293).

O governador Jorginho Mello, destaca que o Estado apresentou um aumento expressivo no número de turistas internacionais em comparação com o crescimento nacional, de 100,8%.

“Os viajantes estrangeiros são fundamentais para diminuir os fluxos da baixa temporada já que a maioria deles visitam nosso estado entre maio e setembro por conta do período de férias deles, que é diferente em outros países como EUA e Europa. Estamos focados em consolidar Santa Catarina como um dos principais destinos turísticos de estrangeiros, possuímos um combo perfeito: paisagens naturais, segurança e infraestrutura”, enfatiza Jorginho Mello. 

Para o secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, os turistas estrangeiros são de fundamental importância para a economia do estado, pois injetam valores gastos principalmente na área de comércio e serviços turísticos.

“A economia do turismo contribui para o desenvolvimento de Santa Catarina, pois gera emprego, distribui renda e proporciona melhora na qualidade de vida das comunidades. Além disso, os estrangeiros costumam gastar até mais que os viajantes brasileiros por conta do câmbio”, destaca. 

“Esses dados mostram o momento que Santa Catarina vem passando, um momento especial, de reposicionamento do Estado e de confiança dos turistas. Nosso estado é seguro, possui belezas naturais e uma infraestrutura para que o turista possa desfrutar as férias com qualidade. Estamos trabalhando para que esses números aumentem. O Governo está em conversa com os principais aeroportos e companhias aéreas para fazer um trabalho de promoção e estar trabalhando lado a lado para que o turista venha e depois recomende o Estado de Santa Catarina”, complementa o secretário do Turismo, Evandro Neiva.

Dados do Brasil 

A variação no número de turistas internacionais no Brasil, entre janeiro a junho do ano passado em comparação com o atual, foi de 100,8%. No primeiro semestre de 2022, o número de turistas foi de 1.616.680, em 2023 subiu para 3.246.563. Grande parte dos turistas vieram da Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai.

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre

Postos de trabalho criados de janeiro a março em todos os setores econômicos somam mais de 66 mil no estado
Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre
Economia

SC lidera ranking nacional de participação da indústria no mercado de trabalho

Mulheres somam 33,3% da força de trabalho na indústria catarinense, maior percentual entre os estados; desemprego e informalidade são os menores do país
SC lidera ranking nacional de participação da indústria no mercado de trabalho
Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Economia

Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico

As alíquotas serão definidas até 2026, com entrada em vigor a partir de 2027
Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico
Ver mais de Economia