Economia

Mercado de biodefensivos cresce mais de 70% no Brasil em um ano

O resultado supera o percentual de crescimento do mercado internacional.

22 Mar 2019 - 11h30

A produção de produtos biológicos para controle de pragas e doenças agrícolas cresceu 77% no último ano no Brasil. Cerca de 20 empresas que representam 70% do mercado nacional de biodefensivos movimentaram no ano passado mais de R$ 460 milhões.

Câmara de Vereadores de Jaraguá

O resultado supera o percentual de crescimento do mercado internacional. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (21) pela Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio). O crescimento do mercado brasileiro de defensivos biológicos segue tendência mundial de redução do uso de agroquímicos segundo a diretora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Rose Monerrat.

No controle biológico são usados organismos vivos ou obtidos por manipulação genética para combater pragas e doenças provocadas por lagartas comuns, mosca, vermes e outros agentes nocivos para a agricultura. Os biodefensivos podem ser utilizados em qualquer cultura, desde frutas e verduras, até grãos.

O professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), José Roberto Parra, lista uma série de vantagens para o uso de biodefensivos, principalmente o aspecto ecológico. O mercado está crescendo, mas quase metade dos produtores brasileiros ainda não conhecem os produtos biológicos. Os especialistas apostam que apesar dos desafios, o Brasil tem condições de desenvolver com excelência um modelo de controle biológico adequado para a região tropical.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Saúde

Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março

Medida terá validade por 15 dias
Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março
Saúde

Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira (26) suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira (26) até às 6h de segunda-feira (1º)
Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições
Saúde

Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC

A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina
Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC
Ver mais de Economia