dengue
Economia

Marisol inova lançando o primeiro condomínio industrial de sistemistas têxteis do país

O projeto, conforme Giuliano Donini, CEO da Marisol, dialoga com o modelo de negócio que a empresa vem desenhando para o futuro

04 Nov 2021 - 05h58Por Janici Demetrio
Marisol inova lançando o primeiro condomínio industrial de sistemistas têxteis do país -

Inovação. Essa palavra, tão pronunciada na atualidade, é parte essencial na rotina do segmento têxtil. Cada vez mais competitivo, o setor encontra nela maneiras de se reinventar acompanhando os movimentos do mercado. 

E é exatamente por entender e antecipar os rumos que o setor vem tomando que a Marisol está lançando uma novidade com impactos positivos para toda a cadeia produtiva na qual está inserida. Muito em breve, a planta da empresa localizada em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense, passará a abrigar o primeiro condomínio industrial de sistemistas têxteis do país. 

O projeto, conforme Giuliano Donini, CEO da Marisol e presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados da Fiesc (Federação da Indústrias do Estado de Santa Catarina), dialoga com o modelo de negócio que a empresa vem desenhando para o futuro.

“Ele é parte do olhar criado para 2030 e, portanto, segue alinhado ao nosso Enunciado Estratégico, projetando uma gestão de negócios no modelo de plataforma. A Marisol passa a ser uma articuladora, com capacidade de gerar conexões e trazer ganhos para todos que fazem parte dessa cadeia”, explica.

Na prática, o condomínio será um ecossistema formado por um cluster têxtil com a finalidade de fortalecer empresas do segmento. Para isso, reunirá em seu espaço físico especialidades e diferenciais capazes de alimentar e fomentar uma cultura de coopetição, ou seja, focada, simultaneamente, na colaboração e na competição dos condominiados. 

Entre os benefícios está a redução de custos, como manuseio, envios e logística reversa, e despesas fixas que, uma vez divididas entre os sistemistas em troca de uma infraestrutura bem preparada e em expansão, cria um local vivo para que as empresas instaladas possam se relacionar, potencializando negócios e parcerias, com acesso facilitado a produtos e serviços. O modelo ainda traz sustentabilidade, promove a logística reversa, favorecendo o reaproveitamento de materiais, estimula o network, gera importantes conexões e, desta forma, aumenta a competitividade das empresas envolvidas no processo.

Atualmente, com cerca de 70 mil metros quadrados de área construída, a planta da Marisol tem capacidade para ampliação, ultrapassando os 100 mil metros quadrados. A capacidade produtiva do condomínio é suficiente para permitir que a produção têxtil alcance cerca de 1,2 mil toneladas/mês. Segundo Donini, essas questões foram levadas em conta para a formatação e lançamento do condomínio.

“Com o parque produzindo mais, ganhamos escala e diminuímos custos. Isso gera competividade para nós e transfere benefícios aos consumidores, que acessarão produtos oriundos de um sistema que diminui consumo de recursos utilizados nos processos de transformação”, destaca.

Referência nacional no setor têxtil, o Estado de Santa Catarina detém 26% do mercado, sendo o principal produtor de roupas do país. Incentivando a coopetição, o intuito é ajudar o segmento a crescer e a se fortalecer ainda mais. Para isso, o condomínio está apto a receber empresas de médio e grande porte especializadas nas mais diferentes áreas da indústria têxtil. 

Uma delas, no ramo de malharia, já está confirmada e prepara o início de sua produção no condomínio em dezembro deste ano. Há também negociações em andamento com mais organizações, inclusive, de outras partes do país, que enxergam no Estado e no condomínio potenciais únicos para crescer no mercado. Dessa maneira, o condomínio de sistemistas ainda tende a alavancar a economia local e a geração de empregos e renda. 


Sobre a Marisol
A Marisol S.A. é uma das grandes empresas de destaque no setor do vestuário brasileiro. Possui, atualmente, duas unidades industriais nos Estados de Santa Catarina e Ceará. Fundada em 1964, a empresa se renova constantemente, sempre valorizando as pessoas, em busca de um crescimento com marcas fortes e relevantes. Ela atua com as marcas Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre, Marisol, Mundo Ripilica, Lov’it, Hapier e Pakalolo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou do Telegram!

Matérias Relacionadas

Economia

Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico

As alíquotas serão definidas até 2026, com entrada em vigor a partir de 2027
Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico
Geral

Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social

Companhia têxtil catarinense reporta em balanço investimentos em capacitação e distribuição de R$ 15,3 milhões em Conquista de Resultados e Prêmio de Produção
Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Ver mais de Economia