ECONOMIA

Juros fecham nas mínimas históricas com queda da produção industrial

13 Mar 2019 - 18h58Por Denise Abarca

Os principais contratos de juros fecharam a sessão regular desta quarta-feira, 13, com taxas não somente em queda firme como nas mínimas históricas, que até então haviam sido vistas no começo de fevereiro. O número ruim da produção industrial de janeiro reforçou o debate sobre o espaço para queda da Selic este ano, um dia depois do IPCA de janeiro mostrar uma abertura benigna nos núcleos e preços de serviços, apesar do 'headline' ter superado a estimativa dos analistas. Desse modo, voltou a aparecer na curva alguma precificação de queda da taxa básica no primeiro semestre. Além disso, o mercado conserva grau expressivo de otimismo sobre a tramitação da reforma da Previdência nesta quarta-feira em que será instalada a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, por onde o texto começará a tramitar. Por fim, profissionais da renda fixa lembram também que o dia foi positivo para as moedas de economias emergentes.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2020 fechou em 6,355%, de 6,415% na terça no ajuste, e a do DI para janeiro de 2021 caiu de 7,021% para 6,91%. A taxa do DI para janeiro de 2023 fechou na mínima de 7,98%, de 8,092% na terça no ajuste, e a do DI para janeiro de 2025 caiu de 8,612% para 8,50%. Estes patamares de encerramento representam o piso da série histórica para as taxas.

A queda de 0,8% na Produção Industrial Mensal (PIM) de janeiro ante dezembro foi bem maior do que indicava a mediana negativa de 0,27% das estimativas dos analistas. A produção de bens de capital recuou 3,0% na margem e esse segmento opera 39,7% abaixo do pico registrado em setembro de 2013. O resultado, somado à leitura da abertura do IPCA na terça, deu combustível à discussão sobre o patamar da Selic.

"O IPCA de terça-feira foi feio no dado cheio, mas muito bom na abertura. E hoje(quarta) a produção industrial mostrou que a atividade está uma draga e que o patamar do juro neutro é muito mais baixo do que se imaginava", afirmou o gestor de renda fixa da Absolute Investimentos, Mauricio Patini.

Nesse contexto, a precificação de queda, ainda que tímida, da Selic reapareceu nos DIs nesta quarta-feira. Conforme cálculos do Haitong Banco de Investimento, a curva praticamente apagou a precificação de alta da taxa básica no fim do ano - apenas 3 pontos-base - e voltou a mostrar chance de queda no primeiro semestre. Nas próximas quatro reuniões, aponta 7 pontos de queda, mas depois recompõe 10 pontos nos dois últimos encontros do ano, explicou o economista Flávio Serrano. Para o encontro da próxima semana, a precificação é de estabilidade em 6,50%.

Quanto à Previdência, o mercado tem visto maior comprometimento do presidente Jair Bolsonaro em defender as propostas em discursos e redes sociais. Segundo blog da jornalista Julia Dualibi, no G1, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, mandará ainda nesta quarta para o Ministério da Economia a proposta de reforma previdenciária dos militares.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março

Medida terá validade por 15 dias
Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março
Saúde

Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira (26) suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira (26) até às 6h de segunda-feira (1º)
Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições
Saúde

Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC

A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina
Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC
Economia

Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul inova com lançamento do CDL BOX

Além de beneficiar clientes e lojistas, a ferramenta ainda servirá para ajudar instituições jaraguaenses cadastradas.
Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul inova com lançamento do CDL BOX
Ver mais de Economia