transito
ECONOMIA

Indicador de preço dos alimentos no atacado da Ceagesp cai 1,28% em abril

07 Mai 2019 - 15h26

O Índice de preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) em abril registrou retração de 1,28% em comparação com o mês anterior. Apesar da queda, o indicador acumula forte alta de 8,73% no ano e de 11,03% nos últimos 12 meses, refletindo problemas climáticos, como o excesso de chuvas e as altas temperaturas registradas durante todo o primeiro trimestre, informa a Ceagesp, em comunicado.

Conforme a companhia, a queda em abril, mesmo tímida, sinaliza tendência para os próximos meses, época de temperaturas mais amenas, pouca incidência de chuvas e demanda retraída, ou seja, condições favoráveis para a redução dos preços.

Ainda refletindo os graves problemas enfrentados pelos produtores rurais nos primeiros 3 meses do ano, a qualidade e quantidade de alguns produtos continuam bastante prejudicadas, comenta a Ceagesp. Assim, a retração dos preços e o retorno aos níveis habituais deverão ocorrer gradativamente, dependendo do tempo de produção de cada cultura.

Em abril, o setor de frutas recuou 0,26%. As principais quedas foram nos preços do maracujá doce (-39,2%), laranja lima (-30,2%), mamão formosa (-25,2%), mamão papaia (-21,1%) e manga tommy (-20%). As principais altas ocorreram com melancia (32,5%), jaca (25,7%), banana prata (19,9%), morango (14,4%) e melão amarelo (13%).

O setor de legumes registrou queda de 3,64%. As principais baixas ocorreram com ervilha torta (-47,5%), pepino caipira (-31,4%), chuchu (-29,9%), pepino japonês (-27,8%) e abobrinha italiana (-19%). As principais altas foram registradas com pimentão vermelho (42,8%), pimentão amarelo (24,2%), pimenta cambuci (21,9%), tomate (20,2%) e mandioca (5,8%).

O setor de verduras caiu 13,28%. As principais baixas foram do coentro (-49,8%), alface crespa (-35,4%), alface lisa (-28,6%), alface americana (-27,6%) e escarola (-25,6%). As principais altas foram da salsa (46,4%), repolho (25,1%), salsão (10,7%) e hortelã (9,7%).

O setor de diversos apresentou elevação de 1,64%. As principais altas ficaram por conta do amendoim com casca (23,3%), batata lisa (22,5%), ovos brancos (3,1%) e alho (3,5%). As principais quedas do setor foram da batata comum (-7,5%) e coco seco (-1,9%).

O setor de pescados teve alta de 5,95% refletindo a maior procura em virtude da Semana Santa. As principais elevações foram da sardinha (30,3%), corvina (13%), salmão (11,7%), tilápia (10,9%) e anchova (10,1%). As principais quedas foram da pescada maria mole (-10,5%) e da pescada goete (-4,3%).

O volume comercializado no entreposto de São Paulo totalizou 1.054.832 toneladas no primeiro quadrimestre de 2019 ante 1.099.374 toneladas negociadas no mesmo período de 2018. Queda de 4,09% ou 44.542 toneladas nos 4 primeiros meses do ano.

Matérias Relacionadas

Economia

Ministério Público apura práticas comerciais abusivas em Jaraguá do Sul

No inquérito, o MPSC relata que empresas teriam emitido os denominados "boletos de proposta" referentes a serviços não solicitados e não prestados
Ministério Público apura práticas comerciais abusivas em Jaraguá do Sul
Economia

Supermercados defendem contrato de trabalho por hora

Para setor, jovens buscam flexibilidade
Supermercados defendem contrato de trabalho por hora
Educação

Casarão histórico da escola Ricieri Marcatto é totalmente restaurado

A edificação é patrimônio cultural do Município e teve suas características originais preservadas
Casarão histórico da escola Ricieri Marcatto é totalmente restaurado
Geral

Campanha "10X sem juros no cartão Balaroti"

Você pode conferir essa condição especial na loja Balaroti Jaraguá
Campanha "10X sem juros no cartão Balaroti"
Ver mais de Economia