ECONOMIA

Indicador de incerteza cai 0,2 ponto em fevereiro ante janeiro, afirma FGV

28 Fev 2019 - 09h26Por Daniela Amorim

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 0,2 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, alcançando 111,3 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o indicador persiste na região de incerteza elevada (acima de 110 pontos).

"Confirmando a tendência do mês anterior, o indicador segue elevado. O principal fator que contribui para tal patamar é a incerteza quanto às negociações da reforma da Previdência no Congresso. O indicador deve permanecer nesse mesmo nível até que se tenha maior clareza quanto ao alinhamento do Congresso com a agenda econômica do governo", avaliou a pesquisadora Raíra Marotta, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

O IIE-Br é composto por dois componentes: o IIE-Br Mídia, que faz o mapeamento nos principais jornais da frequência de notícias com menção à incerteza; e o IIE-Br Expectativa, que é construído a partir das dispersões das previsões para a taxa de câmbio e para o IPCA.

Em fevereiro, o componente de Mídia recuou 2,9 pontos ante janeiro, contribuindo com uma redução de 2,5 pontos no resultado agregado. Já o componente Expectativa cresceu 10,7 pontos no período, atenuando a queda do indicador final em 2,3 pontos.

A coleta do Indicador de Incerteza da Economia Brasileira é realizada entre o dia 26 do mês anterior o dia 24 do mês de referência.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado

Segundo Talita Beber, presidente da CDL Jaraguá do Sul, o comércio local está preparado com promoções, ações de vendas casadas e, com foco na segurança por causa da pandemia
Lojas de Jaraguá ficam abertas até 17h neste sábado
Economia

Governo do Estado institui o Auxílio Catarina

Benefício emergencial será destinado a mais de 60 mil famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica no estado
Governo do Estado institui o Auxílio Catarina
Economia

Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia

O investimento do Executivo será superior a R$ 37 milhões, com recursos já garantidos no orçamento
Governo do Estado propõe auxílio emergencial para amenizar efeitos da pandemia
Economia

Sicredi disponibiliza opção de pagamentos no WhatsApp

Instituição financeira cooperativa oferece nova opção de transferência para os associados por meio de parceria com o Facebook
Sicredi disponibiliza opção de pagamentos no WhatsApp
Ver mais de Economia