Delivery Much
ECONOMIA

Ibovespa anula ganhos e fecha perto da estabilidade com piora de ações de bancos

29 Abr 2019 - 19h28Por Paula Dias

Uma declaração do presidente Jair Bolsonaro pedindo juros mais baixos no Banco do Brasil colocou um freio no movimento de alta do Índice Bovespa nesta segunda-feira, 29. O índice, que avançava para o patamar dos 97 mil pontos, cedeu com a virada dos bancos para o terreno negativo e oscilou próximo à estabilidade durante todo o período da tarde. Ao final do pregão, o indicador marcou 96.187,75 pontos, com baixa de 0,05%.

Durante sua participação na abertura da Agrishow, Bolsonaro defendeu a redução dos juros do Banco do Brasil para o fomento ao crédito rural. O presidente se dirigiu ao presidente do BB, Rubem Novaes, e, em tom de bom humor, disse: "Apelo, Rubem, para seu coração e patriotismo, que esses juros caiam um pouco mais". Bolsonaro afirmou durante o evento que o governo irá liberar R$ 1 bilhão para o programa de seguro rural, mas não deu detalhes sobre o crédito.

A declaração sobre os juros teve efeito imediato sobre as ações do Banco do Brasil, que abandonaram o sinal de alta com o qual vinham operando. A virada dos papéis do BB contaminou as demais ações do setor financeiro, que, juntas, representam cerca de 30% da composição do Ibovespa. Assim, o Ibovespa anulou os ganhos e chegou à mínima de 96.003,57 pontos (-0,24%).

Para Matheus Amaral, analista da Toro Investimentos, o desempenho do Ibovespa foi resultado de diversos fatores, mas com grande influência dos bancos, devido ao peso desses papéis na composição do Ibovespa. Houve notícias corporativas positivas, como a intenção da Petrobras de vender novos ativos, que acabaram por ser limitadas pela cautela do investidor.

"Aquilo que o presidente tanto criticou no governo Dilma é o que está acontecendo agora. O mercado ficou cauteloso porque esse episódio se soma a outros dois recentes: o da influência nos preços do diesel e a retirada da campanha publicitária do Banco do Brasil, com demissão do diretor de marketing", disse Amaral.

Ao final do pregão, BB ON ainda conseguiu variação positiva de 0,04%. Já Bradesco PN caiu 1,31% e Itaú Unibanco PN perdeu 0,80%. A "contaminação" de outras ações de bancos, explica Amaral, se dá pela questão da competitividade, uma vez que as outras instituições seriam obrigadas a acompanhar uma eventual redução de juros do BB.

Ainda na análise por ações, os papéis da Petrobras tiveram desempenhos distintos, com baixa de 0,46% da ação ordinária e alta de 0,44% da ação preferencial. Na noite de sexta-feira, o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, disse ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que a Petrobras quer se desfazer de seus negócios de distribuição de gás e da rede de postos de combustíveis no Uruguai.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Guias do IPTU 2021 de Jaraguá devem ser enviadas pelo correio até 10 de fevereiro

Guias do IPTU 2021 de Jaraguá devem ser enviadas pelo correio até 10 de fevereiro
Geral

Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor

Na prática, os estabelecimentos que recebem leite ou processam leite cru refrigerado terão que rastrear toda a matéria-prima e solicitar os exames de brucelose e tuberculose dos bovinos de seus fornecedores
Santa Catarina exigirá rastreabilidade do leite para dar mais segurança ao consumidor
Geral

IPVA 2021: prazo para pagamento em cota única termina no dia 1º de fevereiro

O prazo para pagamento em três vezes sem juros terminou no último dia 10
Economia

Apostador de Fortaleza acerta os seis números sorteados na Mega-Sena

Os números sorteados neste sábado foram 02, 09, 34, 49, 51, 55
Apostador de Fortaleza acerta os seis números sorteados na Mega-Sena
Ver mais de Economia