maio amarelo
Economia

FIESC pede derrubada do veto à desoneração da folha

Na próxima semana, está prevista a realização de sessão deliberativa do Congresso Nacional para avaliar a manutenção ou rejeição do veto

08 Dez 2023 - 10h11Por Janici Demetrio
FIESC pede derrubada do veto à desoneração da folha - Crédito: Pedro França/Agência Senado Crédito: Pedro França/Agência Senado

A Federação das Indústrias (FIESC) enviou ofício à bancada federal catarinense solicitando apoio à derrubada do veto ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento a 17 setores que mais empregam no país. O Congresso Nacional aprovou a manutenção da desoneração até 2027, mas, no final de novembro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou integralmente o projeto. Agora, o veto será analisado em sessão deliberativa do Congresso Nacional, prevista para a próxima semana. 

Para a FIESC, a aprovação do projeto por ampla maioria no Congresso Nacional demonstra que a manutenção da desoneração é condição fundamental para o desenvolvimento e a geração de emprego no país, especialmente neste momento.

“Diante da relevância do tema e do impacto para a indústria catarinense, conto com seu apoio e atuação junto às lideranças de seu partido, para que se posicionem pela rejeição do veto”, afirma a entidade no ofício.

A ideia do projeto de lei era manter a contribuição para a Previdência Social de setores intensivos em mão de obra entre 1% e 4,5% sobre a receita bruta. Até 2011, a contribuição correspondia a 20% da folha de pagamento. Esse cálculo voltará a ser aplicado em janeiro, caso o Congresso não derrube o veto.

Os 17 setores são: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram!

Matérias Relacionadas

Economia

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Serão renegociadas dívidas não pagas até 23 de janeiro deste ano
Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda
Economia

Lunelli critica proposta de reoneração da folha de pagamento 

Parlamentar diz que fome arrecadatória e gasto excessivo comprometem a economia do país
Lunelli critica proposta de reoneração da folha de pagamento 
Economia

Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços

Compras podem chegar a 1 milhão de toneladas
Brasil vai importar arroz para evitar especulação de preços
Economia

Com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão, diz Lula

Objetivo é equilibrar produção e conter aumento de preços
Com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão, diz Lula
Ver mais de Economia