vacina
Economia

Estado volta a buscar informações sobre o futuro do Porto de Itajaí

Porto de Itajaí está com a movimentação de cargas paralisada há mais de seis meses

19 Jul 2023 - 13h30Por Janici Demetrio
Estado volta a buscar informações sobre o futuro do Porto de Itajaí - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A busca de uma solução para o futuro do Porto de Itajaí foi tema de um encontro entre o governador Jorginho Mello e o ministro de Portos e Aeroportos Márcio França, nesta terça-feira, em Brasília. O governador disse estar preocupado com a paralisação das atividades e voltou a colocar o estado à disposição para que seja encontrada uma alternativa satisfatória. Participaram também da reunião o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomênico, e os secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins, e da Fazenda, Cleverson Siewert.

“Viemos aqui para demonstrar ao Governo Federal e ao Ministério que estamos preocupados com a situação que está colocada no Porto de Itajaí, que é muito importante para a cidade e para o Estado. Nós queremos encontrar caminhos e soluções. Está demorando demais e ninguém melhor que o ministro França para dar o encaminhamento definitivo. As tratativas discutidas até agora não resolveram e isso está prejudicando demais a cidade, os trabalhadores e a economia”, disse o governador.

Esta não é a primeira oportunidade em que o estado busca contribuir e obter informações sobre o futuro do Porto que é uma delegação federal ao município de Itajaí, responsável pela administração.


“Apesar de não termos uma relação direta com a administração do Porto, queremos contribuir. Estamos há meses conversando com a administração municipal e portuária sobre a forma como podemos colaborar. O governador veio dizer novamente que o estado está preocupado e quer contribuir com as soluções e procurar saber como o assunto será resolvido”, acrescentou o secretário Beto Martins.

O ministro reforçou que conhece a situação do Porto de Itajaí, que está com a movimentação de cargas paralisada há mais de seis meses, e que a definição sobre um novo edital para atrair novas operações deve sair nos próximos dias.

“O importante é o Porto voltar a receber navios rapidamente e voltar a operar. Assim os trabalhadores retomarão suas atividades, o comércio voltará a respirar o ar da cidade que é toda vinculada ao setor portuário”, se comprometeu França.

“Nós queremos uma solução o mais rápido possível e que ela venha ao encontro dos interesses de Itajaí, de Santa Catarina e do Ministério”, completou Jorginho Mello.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre

Postos de trabalho criados de janeiro a março em todos os setores econômicos somam mais de 66 mil no estado
Indústria puxa geração de empregos em SC, com 35 mil novas vagas no primeiro trimestre
Economia

SC lidera ranking nacional de participação da indústria no mercado de trabalho

Mulheres somam 33,3% da força de trabalho na indústria catarinense, maior percentual entre os estados; desemprego e informalidade são os menores do país
SC lidera ranking nacional de participação da indústria no mercado de trabalho
Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Economia

Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico

As alíquotas serão definidas até 2026, com entrada em vigor a partir de 2027
Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico
Ver mais de Economia