Economia

Em abril, indústria de SC gerou 4,6 mil novas vagas de emprego

02 Jun 2021 - 09h35Por Janici Demetrio

Desse total, 2 mil vagas foram geradas pelo setor da construção. A indústria de transformação registrou o quarto melhor resultado do país no período, mostram os dados do Novo Caged, divulgados pelo Observatório FIESC

Florianópolis, 26.5.2021 - A indústria catarinense abriu 4.656 novas vagas de emprego em abril. Desse total, 2.635 foram geradas pela indústria geral e 2.021 pela construção civil. Os dados são do Novo Caged e foram divulgados pelo Observatório FIESC, nesta quarta-feira, dia 26. O resultado do setor de transformação foi o quarto melhor do país. O mercado de trabalho formal de Santa Catarina registrou 11.127 novos postos de trabalho no período. 

 “Os dados positivos do emprego refletem a recuperação da nossa economia. Desde janeiro, mês a mês a indústria tem criado postos de trabalho. Evidentemente que há setores em que a velocidade da recuperação é maior, como é o caso da construção civil, mas há atividades em que esse processo é mais lento. A indústria foi responsável por 42% das vagas com carteira assinada geradas por Santa Catarina em abril. E esse resultado mostra a relevância do setor para a economia catarinense”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

A análise do Observatório FIESC destaca o desempenho positivo da construção civil também no acumulado do ano até abril, com saldo de 9.550 vagas. Desse total, 6.059 estão relacionadas à construção de edifícios.

“A atividade se beneficia pela manutenção em nível baixo da taxa de juros, com maior acesso ao crédito para a realização de investimentos e financiamentos imobiliários. Os investimentos em bens de capital na economia nacional, que vêm refletindo na ampliação dessa atividade nos dados de produção industrial, continuam demonstrando um ciclo de expansão no mercado de trabalho para os setores da cadeia produtiva”, mostra a análise. 

Além da construção civil, outros segmentos geraram postos de trabalho em abril: madeira e móveis (699 vagas), metalmecânica e metalurgia (694), equipamentos elétricos (543), máquinas e equipamentos (527), indústria cerâmica (424 vagas). Entre os segmentos que fecharam vagas estão alimentos e bebidas (-282 vagas) e têxtil, confecção, couro e calçados (-504 vagas).

Matérias Relacionadas

Economia

Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro

Dos 26,2 mil novos empregos criados no estado, indústria foi responsável por 14,26 mil postos no primeiro mês do ano, segundo dados do CAGED. Saldo de vagas no Brasil no período atingiu 180,4 mil empregos.
Indústria puxa geração de novas vagas de trabalho em SC em janeiro
Economia

Há quatro anos, pandemia de Covid-19 paralisava atividades econômicas em Santa Catarina

À medida que a crise na saúde afetava as decisões no âmbito federal e estadual, a pandemia afetou o setor econômico catarinense
Há quatro anos, pandemia de Covid-19 paralisava atividades econômicas em Santa Catarina
Economia

Prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa nesta sexta

Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações neste ano
Prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa nesta sexta
Economia

Indústria de SC inicia 2024 com ajuste na produção

Queda de 3,1% representa correção ao movimento atípico de dezembro nos segmentos de confecção e produtos de metal, quando subiram expressivamente. Setores são relevantes para SC e afetam diretamente os resultados do primeiro mês do ano
Indústria de SC inicia 2024 com ajuste na produção
Ver mais de Economia