transito
Economia

Dificultar o trabalho aos domingos e feriados é retrocesso e afeta os empregos, avalia CNDL

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas à revogação de parte da Portaria n. 671/2021, que tratava da autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados

16 Nov 2023 - 18h36Por Janici Demetrio
Dificultar o trabalho aos domingos e feriados é retrocesso e afeta os empregos, avalia CNDL - Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil Crédito: Fernando Frazão / Agência Brasil

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) emitiu nota de repúdio  a Portaria n. 3.665/2023, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal na terça-feira (14), que revoga parte da Portaria n. 671/2021, que tratava da autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados.

Pela portaria, a partir de agora, para que trabalhadores de 13 dos 28 segmentos do setor de comércio e serviços desempenhem suas atividades aos domingos e feriados, será necessária autorização em convenção coletiva, negociada entre sindicatos e patrões, e não mais em acordos individuais.

A CNDL entende que a medida é burocrática, custosa e é um retrocesso frente aos avanços da legislação trabalhista que o Brasil assistiu nos últimos anos.

No entendimento da Confederação, a decisão do Ministério do Trabalho vai reduzir a atividade econômica do país e impactar negativamente no mercado de trabalho.

Ainda conforme a entidade, o setor de comércio não foi consultado pelo Ministério do Trabalho e Emprego sobre os efeitos da portaria, que, certamente, vão prejudicar milhares de empresas e pessoas.

“Em um momento em que a economia precisa se reerguer e iniciar um novo ciclo de crescimento, a medida surge como entrave ao bom funcionamento do setor que mais emprega e gera renda no Brasil”, afirma a CNDL em nota.

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas informa ainda, que vai trabalhar junto às entidades representativas e às Frentes Parlamentares do Comércio e Serviços e das Pequenas e Microempresas no Congresso Nacional para a apresentação de um “Projeto de Decreto Legislativo (PDL)” cujo objetivo será sustar os efeitos da Portaria n. 3.665/2023.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram!

Matérias Relacionadas

Educação

Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado

Jorginho afirma que descontará salário dos professores grevistas
Governador diz que principal proposta dos professores quebraria o Estado
Economia

Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico

As alíquotas serão definidas até 2026, com entrada em vigor a partir de 2027
Governo vai tributar bebidas de acordo com teor alcoólico
Geral

Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social

Companhia têxtil catarinense reporta em balanço investimentos em capacitação e distribuição de R$ 15,3 milhões em Conquista de Resultados e Prêmio de Produção
Lunelli lança relatório anual de sustentabilidade com avanços no pilar social
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Ver mais de Economia