ECONOMIA

Consumidores esperam inflação de 5,1% em 12 meses a partir de março, diz FGV

26 Mar 2019 - 10h08Por Vinicius Neder

A mediana da inflação esperada pelos consumidores para os próximos 12 meses ficou em 5,1% em março, ante 4,9% em fevereiro, informou nesta terça-feira, 26, a Fundação Getulio Vargas (FGV), que divulgou o Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores. A alta em março quebrou uma sequência de quatro quedas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve redução de 0,2 ponto porcentual na estimativa para a inflação.

"O resultado pode estar sendo influenciado pela percepção de aceleração do IPCA no primeiro bimestre deste ano, movimento que não parece ter afetado ainda a visão favorável de especialistas com relação à evolução da inflação no ano. As expectativas ainda se mantêm bem comportadas e devem variar pouco considerando o cenário de recuperação lenta da economia", afirma, em nota, Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da Sondagem do Consumidor, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

A parcela dos consumidores que projetam valores entre os limites de tolerância da meta de inflação para 2019, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional entre 2,75% e 5,75%, com o centro em 4,25%, diminuiu de 60,5% em fevereiro para 58,3% em março.

A proporção de consumidores projetando valores abaixo do limite inferior (2,75%) subiu 1,1 ponto porcentual, para 4,8%, a maior parcela nos últimos seis meses. A parcela dos que esperam uma inflação acima do limite superior (5,75%) aumentou de 35,8% para 36,9%.

A percepção da inflação é mais forte entre os mais pobres, já que o aumento de março foi influenciado pelas famílias com renda mensal até R$ 2.100. Para esses consumidores, a expectativa de inflação para os próximos 12 meses aumentou 0,6 ponto porcentual, para 6,0%. Nas demais faixas de renda, as expectativas se mantiveram estáveis.

O Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores é obtido com base em informações da Sondagem do Consumidor, que ouve mensalmente mais de 2,1 mil brasileiros em sete das principais capitais do País. Aproximadamente 75% dos entrevistados respondem aos quesitos relacionados às expectativas de inflação.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março

Medida terá validade por 15 dias
Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março
Saúde

Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira (26) suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira (26) até às 6h de segunda-feira (1º)
Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições
Saúde

Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC

A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina
Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC
Economia

Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul inova com lançamento do CDL BOX

Além de beneficiar clientes e lojistas, a ferramenta ainda servirá para ajudar instituições jaraguaenses cadastradas.
Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul inova com lançamento do CDL BOX
Ver mais de Economia