ECONOMIA

China descarta usar câmbio como instrumento em disputa comercial com EUA

20 Fev 2019 - 08h48Por Gabriel Bueno da Costa

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Yan Shuang foi questionado nesta quarta-feira sobre uma suposta cobrança feita pelos Estados Unidos ao governo chinês, no âmbito das negociações comerciais sobre comércio. Em reportagens da imprensa americana, foi relatado que os EUA pressionavam a nação asiática a manter o yuan estável. "O que posso lhes dizer é que a China é um grande país responsável", afirmou o porta-voz. "Nós temos reiterado repetidamente que não faremos uma desvalorização cambial competitiva", garantiu.

"Em segundo lugar, não usaremos a taxa de câmbio do yuan como um instrumento em disputas comerciais", afirmou o funcionário. "Em terceiro lugar, também esperamos que os Estados Unidos possam respeitar as leis de mercado, respeitar os fatos objetivos, sem politizar a questão cambial."

O porta-voz falou durante entrevista coletiva regular da chancelaria chinesa em Pequim. Ele ainda enfatizou que China e EUA podem "trabalhar juntos na mesma direção e promover um resultado de benefícios mútuos", nas negociações comerciais. Nesta semana, autoridades dos dois países discutem o tema em Washington.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Saúde

Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março

Medida terá validade por 15 dias
Jaraguá terá novas medidas contra covid-19 a partir de 1º de março
Saúde

Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições

O Governo do Estado publicou o Decreto 1.172 nesta sexta-feira (26) suspendendo o funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira (26) até às 6h de segunda-feira (1º)
Com novo decreto, Prefeitura de Jaraguá detalha restrições
Saúde

Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC

A decisão é mais uma medida do Executivo estadual para reforçar o enfrentamento ao coronavírus em um momento de agravamento da situação sanitária em Santa Catarina
Governo decreta fechamento de atividades não essenciais no fim de semana em SC
Ver mais de Economia