Mobilidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em queda com bancos refletindo balanços frustrantes

25 Abr 2019 - 14h57Por Gabriel Wainer

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta quinta-feira, 25, com os bancos europeus liderando as perdas enquanto investidores mantiveram os balanços de importantes instituições financeiras europeias, que frustraram as expectativas, no radar. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,21%, em 390,15 pontos.

Na manhã desta quinta, o banco britânico Barclays anunciou que teve lucro antes de impostos menor do que o esperado por analistas no primeiro trimestre deste ano, apesar de ter recuperado o prejuízo observado no mesmo período de 2018. Os papéis do Barclays encerraram o dia em queda de 3,59% e arrastou para o negativo ações de outros bancos britânicos, como o RBS (-2,61%) e o Lloyds (-1,78%). Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em queda de 0,50%, em 7.434,13 pontos.

O setor financeiro também prejudicou a Bolsa de Frankfurt, que fechou em queda de 0,25%, em 12.282,60 pontos. As conversas a respeito de uma possível fusão entre o Commerzbank e o Deutsche Bank, os dois maiores bancos da Alemanha, a maior economia da Europa, foram encerradas hoje. Ambos os bancos citaram que a fusão não é do interesse de nenhuma das instituições. No fim do pregão, as ações do Commerzbank caíram 2,29%, enquanto os papéis do Deutsche Bank recuaram 1,49%.

Ainda no setor bancário, os espanhóis BBVA e Banco de Sabadell também fecharam o pregão em queda, de 0,83% e 0,18%, respectivamente, mas não impediram o índice Ibex 35 de destoar das demais praças e fechar em alta de 0,47%, com 9.501,77 pontos na Bolsa de Madri. Na Itália, as ações do Banco BPM (-0,49%) e do UniCredit (-0,45%) também recuaram, com o índice FTSE Mib fechando perto da estabilidade, em leve queda de 0,02%, com 21.719,88 pontos.

A exceção do setor fica com o suíço UBS, que divulgou resultado surpreendente pela manhã. Apesar de ter apresentado queda de 27% no lucro do primeiro trimestre, o resultado ficou acima da estimativa de analistas consultados pelo próprio banco, que esperavam lucro ainda menor. No mercado acionário da Suíça, os papéis do UBS subiram 1,23%.

Na França, os papéis do Carrefour, que divulgou relatório de vendas na quarta-feira após o fechamento dos mercados, subiram 3,55%. O índice CAC 40, da Bolsa de Paris, no entanto, fechou em queda de 0,33%, em 5.557,67 pontos. Em Lisboa, o índice PSI 20 recuou 0,09%, em 5.351,77 pontos.

Matérias Relacionadas

Economia

Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria

O volume reflete uma tendência cada vez mais vista no Estado: muitos trabalhadores estão optando por deixar a carteira de trabalho para apostar em um negócio próprio
Dia do Empreendedor: Santa Catarina tem mais de 970 mil trabalhadores por conta própria
Economia

CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças

O comércio local estará de portas abertas até às 17h, para dar mais tempo para que a comunidade possa escolher com calma os presentes para toda a garotada
CDL Jaraguá do Sul oferece atrações e brindes no Sábado Legal de Dia das Crianças
Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema
Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Economia

Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto

Dois municípios do Vale do Itapocu têm saldos negativos no último levantamento do Caged
Empresas da microrregião criam quase 350 postos de trabalho em agosto
Ver mais de Economia