Dia internacional das Mulheres
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em alta, de olho no Brexit e em notícias corporativas

14 Mar 2019 - 15h13

As bolsas europeias fecharam com ganhos nesta quinta-feira, 14, com atenção voltada para os desdobramentos do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), o Brexit, e também para novidades do setor corporativo. Além disso, o recuo do euro durante o pregão ajudou algumas exportadoras da região da moeda comum, enquanto o setor de energia também se saiu bem em geral. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,78%, em 378,52 pontos.

Na quarta-feira, os parlamentares britânicos apoiaram uma moção que pretende evitar um Brexit sem acordo com a UE. Embora continue a haver o risco de uma saída sem entendimento, se não houver um pacto a tempo ou se não houver adiamento da data de 29 de março para a ruptura, a notícia agradou a investidores em geral, já que mostra uma vontade política de esclarecer a questão e evitar a pior saída para a economia local. Após o fechamento europeu desta quinta, os parlamentares devem votar um pedido de extensão no diálogo com a UE.

Além disso, há a expectativa de que a primeira-ministra britânica, Theresa May, leve sua proposta de acordo a uma terceira votação no Congresso na próxima semana, depois de o texto ter sido rejeitado por duas vezes.

No setor corporativo, Gea Group se destacou, em alta de 10,99%, após apresentar incremento de quase 5% em seu faturamento anual de 2018. Por outro lado, Lufthansa teve queda de 6,31%, depois de registrar queda de 11% em seu lucro operacional no quarto trimestre.

Na agenda de indicadores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 0,4% em fevereiro ante janeiro e 1,5% na comparação anual. O resultado veio abaixo das previsões de alta mensal de 0,5% e anual de 1,6%, o que pode ser um argumento para a paciência do Banco Central Europeu (BCE) na condução da política monetária.

Na bolsa de Londres, o índice FTSE-100 fechou em alta de 0,37%, a 7.185,43 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX teve ganho de 0,13%, a 11.587,47 pontos. Na bolsa de Paris, o índice CAC-40 subiu 0,82%, a 5.349,78 pontos. Em Milão, o índice FTSE-MIB avançou 0,62%, a 20.877,43 pontos. Na bolsa de Madri, o índice IBEX-35 registrou ganho de 0,19%, a 9.209,80 pontos. Em Lisboa, o índice PSI-20 subiu 1,26%, a 5.271,55 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Em nova coleção, Malwee aposta em versatilidade e moda atemporal

Marca apresenta peças atemporais como moletons, malhas texturizadas, calças jogger, jeans e tricôs clássicos para serem usados por vários invernos
Em nova coleção, Malwee aposta em versatilidade e moda atemporal
Geral

Guaramirim e Schroeder firmam parceria para manutenção da rua Rio de Janeiro

A partir de agora, os municípios irão dividir custos para manutenção e disponibilização de material/equipamento para a manutenção da via. 
Guaramirim e Schroeder firmam parceria para manutenção da rua Rio de Janeiro
Economia

Corupá está com vagas de trabalho abertas

Confira as oportunidades de emprego nas empresas do município
Corupá está com vagas de trabalho abertas
Economia

Entenda as mudanças da PEC Emergencial

Proposta reinstitui auxílio em troca de medidas de ajuste fiscal
Entenda as mudanças da PEC Emergencial
Ver mais de Economia