Economia

Atividade econômica recua 10,94% no segundo trimestre

A informação foi divulgada na sexta-feira pelo Banco Central

16 Ago 2020 - 08h00Por Da Redação
Atividade econômica recua 10,94% no segundo trimestre - Crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil Crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil

Em meio à pandemia da covid-19, a economia brasileira apresentou retração de 10,94% no segundo trimestre deste ano, comparado ao período anterior. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado na última sexta-feira (14).

Na comparação entre o segundo trimestre deste ano e igual período de 2019, a queda chegou a 12,03%.

No primeiro semestre, a queda do IBC-Br ficou em 6,28%. Em 12 meses encerrados em junho, o recuo da atividade econômica foi de 2,55%.

Em junho, comparado a maio deste ano, o índice registrou crescimento de 4,89% (dado dessazonalizado). Na comparação com junho de 2019, houve queda de 7,05%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

No entanto, o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o mercado financeiro, o PIB deve registrar queda de 5,62% neste ano. Na avaliação do governo, a retração será de 4,7%. E o BC prevê recuo de 6,4%, segundo o último Relatório Trimestral de Inflação, divulgado em junho.

Fonte: Agência Brasil


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá

A primeira alteração é no valor das passagens que sofrerá uma redução no valor da compra antecipada, baixando de R$ 4,60 para R$ 3,94
Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá
Economia

Ministro defende privatização dos Correios em pronunciamento

Fábio Faria disse que é preciso fortalecer a estatal
Ministro defende privatização dos Correios em pronunciamento
Economia

Pequenos negócios respondem por 72% dos empregos gerados no país

Em 12 meses, foram mais de duas mil vagas, diz o Sebrae
Pequenos negócios respondem por 72% dos empregos gerados no país
Economia

CDL Jaraguá do Sul completa 53 anos de atuação

De olho na sustentabilidade e no bem-estar da população, a CDL tem trabalhado na conscientização e destinação correta do lixo eletrônico, a partir do Recicla CDL, e de lâmpadas, por meio do Reciclus
CDL Jaraguá do Sul completa 53 anos de atuação
Ver mais de Economia