ECONOMIA

7 das 8 atividades do varejo têm alta em janeiro ante dezembro, diz IBGE

14 Mar 2019 - 11h25Por Daniela Amorim

Sete entre as oito atividades do varejo registraram avanços nas vendas em janeiro de 2019 ante dezembro de 2018, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgados nesta quinta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A única queda ocorreu no setor de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,5%).

Tiveram taxas positivas os segmentos de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), Combustíveis e lubrificantes (0,5%), Móveis e eletrodomésticos (0,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

Quanto ao comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o volume de vendas cresceu 1,0% em janeiro ante dezembro. As vendas de Veículos, motos, partes e peças subiram 5,7%, enquanto o setor de Material de construção teve ligeira alta de 0,1%.

Média móvel

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,5% em janeiro de 2019, divulgou O IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou aumento de 0,2% em janeiro.

Revisão

O IBGE revisou o resultado das vendas no varejo em dezembro de 2018 ante novembro, de uma queda de 2,2% para um recuo de 2,1%.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás

Reajuste será nas refinarias e entra em vigor amanhã
Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás
Economia

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Receita espera receber 32,6 mi de declarações até 30 de abril
Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda começa hoje

Mega-Sena sai para um apostador que ganha 49 milhões

Próximo sorteio será quarta-feira
Saúde

Entidades empresariais manifestam apoio ao decreto do Governo do Estado

Ver mais de Economia