secel

Pausa no consumo de alimentos processados pode gerar sensação de abstinência: saiba o que fazer

A abstinência pode servir como um alerta para a observação de como ocorre a dependência de determinados alimentos e, consequentemente, no investimento de autodomínio

24 Ago 2021 - 09h41Por Cristiane Molon

Reduzir ou cortar o consumo de alimentos processados, como massas e doces, e do café é uma recomendação comum para manter a saúde. Mas, com essa atitude também é normal surgir um processo de abstinência com diversos sintomas que interferem no bem-estar. Irritabilidade, dor de cabeça, ansiedade, falta de concentração e alterações no sono são alguns dos efeitos que ocorrem nesta fase.

Para muitos, os sinais já são suficientes para que os antigos hábitos sejam retomados, fortalecendo a relação de dependência emocional com a comida e a cafeína. Conforme a nutróloga Cristiane Molon, isso acontece porque certos alimentos possuem substâncias que estimulam o sistema nervoso central e proporcionam sensação de alívio e prazer imediato.

“O cérebro entende que essa é uma forma rápida de obter energia e induz a pessoa a comer ou beber mais, na busca constante pelo bem-estar. Mas, depois, vem o sentimento de culpa. O nível de energia diminui e as cobranças internas aumentam”, explica a profissional.

A dica da médica para quem está tentando controlar a compulsão por açúcar, frituras e cafeína, é não utilizá-los como recompensa ou consolo e estabelecer uma boa relação com a comida.

 “Mantenha, de forma consciente, o equilíbrio entre o corpo e a mente. Entenda o seu momento, observe o que é realmente necessário para se sentir melhor. Às vezes, precisamos de carinho, mais reconhecimento profissional ou solucionar conflitos familiares, questões que não se resolvem com alimentação”, aponta.  

A abstinência pode servir como um alerta para a observação de como ocorre a dependência de determinados alimentos e, consequentemente, no investimento de autodomínio. Segundo a nutróloga, outros hábitos que auxiliam neste processo são o autocuidado, a prática de atividades físicas, a leitura e ações simples do dia a dia, como experimentar sabores diferentes, mudar o visual e explorar novos lugares. 

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Ver mais de