Como fazer do jantar uma refeição adequada?

Aposte em comidas leves e em porções menores. Evite substituir comida por lanches inadequados, ricos em gorduras.

09 Jun 2020 - 11h11Por Cristiane Molon

O jantar é uma das refeições principais do dia, mas ainda gera muitas dúvidas. Hoje, vou esclarecer algumas delas. Vamos começar pelo horário. Não existe um momento específico, até porque cada pessoa funciona de uma maneira metabolicamente falando. No entanto, entendo que, quanto mais cedo for o jantar, melhor (recomendo até as 19h30), tendo em vista que à noite somos menos ativos e, dependendo do tipo de alimentação ingerida, pode fazer com que acumulemos as calorias extras, além de dificultar o sono profundo.

Aposte em comidas leves e em porções menores. Evite substituir comida por lanches inadequados, ricos em gorduras. São alimentos de difícil digestão e que dificultam o emagrecimento. Uma sopa de legumes e frango ou caldos de legumes preparados em casa são boas opções para o jantar. Gosto também de peixe ou frango grelhado com saladas e legumes. Para quem gosta de ceia: prefira abacate, amêndoas ou frutas como kiwi, mirtilo ou morangos.

Evite comer à noite: doces, sorvetes, pães, bolos, chocolate, frituras e carne vermelha. Se for para consumi-los, prefira durante o dia, assim tem possibilidade de queimar as calorias extras. Quais alimento compõem a janta ideal? O que faz com que eles sejam as melhores opções? Ideal para quem? Vai depender do objetivo de cada um, se é atleta, treina à noite, quer emagrecer, quer aumentar massa magra. A alimentação deve ser de acordo com as necessidades individuais.

O ideal é que o jantar contemple os macronutrientes: carboidratos complexos (aipim, batata-doce, mandioquinha, inhame, arroz integral com feijão), proteínas (peixe, ovos) e gorduras (azeite de oliva, abacate, oleaginosas). A qualidade do alimento consumido tem relação direta com a qualidade do sono. Para uma boa digestão, recomenda-se investir na mastigação e evitar exageros, como açúcares, frituras, carnes, tendo em vista que a digestão desses alimentos é mais lenta, podendo ocasionar inquietação e insônia. É importante frisar que a ingestão de café, chá verde e refrigerantes a base de cola devem ser evitados a partir das 14h, pois são estimulantes e podem dificultar o descanso do cérebro.