transito

Você sabe o que é cisto renal?

Ele surge de forma leve e moderada, mas pode ser um risco à saúde

07 Mai 2021 - 11h37Por Lucas Galdino

Os cistos renais são dilatações de alguma porção do nefron, que é a unidade funcional do rim. Ele é constituído de um filtro, o glomérulo, e de túbulos, que levam a urina até a pelve renal. Dessa forma, através do ureter, o xixi chega até a bexiga. Os cistos se desenvolvem e crescem devido ao aumento da pressão dentro do rim, das soluções salinas que banham o nefron e obstruções que ocorrem em qualquer lugar nessa região. 

Essas condições favorecem a passagem dos líquidos para os locais frágeis do nefron, possibilitando a formação de cistos. Eles podem ocorrer em um ou nos dois rins e são, quase sempre, em pequeno número e de tamanho menor que três centímetros. Quando todo o rim é tomado por incontáveis cistos, de tamanhos variáveis, chama-se rim policístico. As causas responsáveis pela formação dos cistos podem ser hereditárias ou adquiridas, que, geralmente, aparecem após os 50 ou 60 anos.

Os sintomas estão associados à dor lombar, sangue na urina, infecção urinária e hipertensão arterial. Poucas vezes são palpáveis no exame físico, porque dificilmente crescem muito. Por isso, quase sempre são encontrados de maneira ocasional nos exames de rotina. A maneira mais eficiente de encontrar os cistos renais é na ecografia abdominal e renal.

Não existe um tratamento específico para o problema, variando conforme os sinais e sintomas que o paciente apresenta. O portador de cisto deve ser acompanhado anualmente para prevenir eventuais complicações, como hematúria, cálculo e infecção, e evitar que alguns cistos com crescimento exagerado possam provocar obstrução e sofrimento renal. Porém, a maioria deles acompanha a pessoa por toda a vida, sem causar nenhum problema médico. 

Por isso, não deixe de cuidar da saúde, apesar da pandemia. Reconheça os sinais que o corpo transmite quando algo não vai bem e procure ajuda médica. Atualmente, a telemedicina é uma alternativa, mas, em certos casos, nada substitui a ida ao consultório.

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Ver mais de