Você sabe o que é cisto renal?

Ele surge de forma leve e moderada, mas pode ser um risco à saúde

30 Set 2020 - 11h37Por Lucas Galdino

Os cistos renais são dilatações de alguma porção do nefron, que é a unidade funcional do rim. Ele é constituído de um filtro, o glomérulo, e de túbulos, que levam a urina até a pelve renal. Dessa forma, através do ureter, o xixi chega até a bexiga. Os cistos se desenvolvem e crescem devido ao aumento da pressão dentro do rim, das soluções salinas que banham o nefron e obstruções que ocorrem em qualquer lugar nessa região. 

Essas condições favorecem a passagem dos líquidos para os locais frágeis do nefron, possibilitando a formação de cistos. Eles podem ocorrer em um ou nos dois rins e são, quase sempre, em pequeno número e de tamanho menor que três centímetros. Quando todo o rim é tomado por incontáveis cistos, de tamanhos variáveis, chama-se rim policístico. As causas responsáveis pela formação dos cistos podem ser hereditárias ou adquiridas, que, geralmente, aparecem após os 50 ou 60 anos.

Os sintomas estão associados à dor lombar, sangue na urina, infecção urinária e hipertensão arterial. Poucas vezes são palpáveis no exame físico, porque dificilmente crescem muito. Por isso, quase sempre são encontrados de maneira ocasional nos exames de rotina. A maneira mais eficiente de encontrar os cistos renais é na ecografia abdominal e renal.

Não existe um tratamento específico para o problema, variando conforme os sinais e sintomas que o paciente apresenta. O portador de cisto deve ser acompanhado anualmente para prevenir eventuais complicações, como hematúria, cálculo e infecção, e evitar que alguns cistos com crescimento exagerado possam provocar obstrução e sofrimento renal. Porém, a maioria deles acompanha a pessoa por toda a vida, sem causar nenhum problema médico. 

Por isso, não deixe de cuidar da saúde, apesar da pandemia. Reconheça os sinais que o corpo transmite quando algo não vai bem e procure ajuda médica. Atualmente, a telemedicina é uma alternativa, mas, em certos casos, nada substitui a ida ao consultório.