secel

Mitos e verdades sobre a saúde masculina

Descubra as informações corretas para desmistificar o senso comum

27 Fev 2020 - 07h30Por Lucas Galdino

Falta de conhecimento, generalização e má interpretação de uma situação isolada pode acabar afetando a verdade e criam falsas crenças, principalmente, relacionadas à saúde do homem. As dúvidas mais comuns nem sempre são esclarecidas. Por isso, hoje, abordaremos os estigmas envolvendo as doenças masculinas.

- Câncer de testículo só ocorre com homens mais velhos?
Mito!
Homens em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos estão mais propensos à enfermidade. Entre os tumores malignos masculinos, 5% ocorrem nos testículos. Se comparado ao câncer de próstata, o tumor maligno de testículo possui baixo índice de mortalidade. Mas, como tem maior incidência em pessoas jovens, pode ser facilmente confundido com inflamações contraídas por transmissão sexual. 

- A disfunção erétil atinge todos os homens?
Depende!
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 50% dos adultos com mais de 40 anos apresenta queixas relacionadas às ereções. Cerca de 50% a 70% dos casos de impotência tem a ver com fatores psicológicos. 

- O câncer é a única doença que pode surgir na próstata?
Mito!
É a doença mais frequente, porém, a prostatite, que é a inflamação da próstata, é uma enfermidade capaz de aparecer durante a vida adulta. Por isso, o diagnóstico do médico é essencial para diferenciar e tratar da forma correta. 

- Somente o exame de PSA é suficiente para verificar se existe algum problema na próstata?
Mito!
A dosagem de PSA no sangue não representa um diagnóstico definitivo para o câncer. O exame de toque retal é imprescindível para detectar a patologia. 

- Câncer de próstata sempre apresenta sintomas?
Mito!
No início, dificilmente, é possível identificar os sinais. Por essa razão, a importância dos exames preventivos. Quando o tumor se desenvolve apenas na próstata, o paciente não sente nada. Os sintomas só aparecem no estágio avançado, com sangramento pela uretra e até afetando órgãos como ossos e pulmão. 

- Um dos principais fatores de risco para o câncer de pênis é a prática sexual com diferentes parceiras sem o uso de preservativo?
Verdade!
Conforme o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a utilização da camisinha diminui a chance de transmissão de DSTs, como o HPV, por exemplo. Alguns estudos apontam a associação entre a infecção pelo HPV e câncer de pênis. Além disso, a prevenção da doença envolve a limpeza diária com água e sabão, principalmente, após masturbação e relações sexuais. Os meninos precisam ser ensinados, desde cedo, a ter hábitos de higiene íntima, que devem ser praticados todos os dias.

Matérias Relacionadas

Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Ver mais de