Unimed

Espermograma: análise detecta infertilidade masculina

Exame auxilia os médicos na investigação de casais com dificuldades para engravidar

25 Jun 2020 - 09h44Por Lucas Galdino

No momento em que um casal decide ter um filho, não é apenas a mulher que deve procurar o médico no período que antecede a concepção. O futuro papai também precisa consultar o urologista para avaliação e exames preventivos. 

Além disso, quando o período de tentativas ultrapassa o prazo normal, ou seja, após cerca de um ano, iniciam as investigações para identificar a infertilidade da mulher ou do homem. Um exame importante para o público masculino é o espermograma, geralmente, o primeiro solicitado pelos médicos. Cerca de 80% dos homens com dificuldades na fecundação apresentam baixa concentração de espermatozoides. 

O espermograma é um exame altamente variável para um mesmo indivíduo. Sendo assim, é aconselhável a obtenção de duas análises de sêmen antes que se ofereça uma opinião sobre a condição do paciente. Para realizar o exame, a recomendação é de um período de abstinência sexual de dois ou três dias, já que alterações podem invalidar comparações entre as análises. 

A coleta do exame deve ser feita no laboratório ou clínica de reprodução, através de masturbação. O conteúdo da ejaculação é coletado em um recipiente de vidro ou de plástico especial com uma abertura ampla, evitando a perda de material.

Se você possui dúvidas sobre infertilidade, procure ajuda médica especializada.