Prostatite: infecção incômoda na próstata

Entre os sintomas estão retenção de urina, dor na região e febre

21 Jul 2020 - 07h45Por Raphael Lahr

A prostatite é outro incômodo que pode surgir, como o nome já sugere, na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga masculina. A doença é uma infecção, em geral, causada por bactérias que habitam a flora intestinal. 

Elas se deslocam da urina e se alocam na próstata, gerando a inflamação. Com isso, a próstata incha e pode causar dificuldade para a saída da urina da bexiga, já que a uretra, por onde a urina circula para chegar ao meio externo, passa por dentro da próstata.  

Os sintomas envolvem dor do períneo, entre o escroto e o ânus, e, algumas vezes, presença de febre. O homem sente muito desconforto, podendo levar ao sangramento da urina e até mesmo a retenção urinária, quando ele não consegue eliminar o xixi. 

Outro caso comum é em homens que têm alguma alteração e se submetem ao procedimento de biópsia para descartar ou detectar câncer de próstata, o que pode resultar em complicação como a prostatite. Vale lembrar que quem sofre com prostatite não tem risco elevado para câncer de próstata, pois a prostatite é um problema benigno e, após ser tratada adequadamente, não gera sequelas. 

Para tratar a doença, é indicado o uso de medicamentos como antibióticos por um período maior. Além disso, em alguns casos, pode ser preciso internação hospitalar e uso de sonda para quem sofreu com retenção urinária. 

Quanto antes o quadro for detectado e controlado, melhor para a qualidade de vida do paciente. Em caso de suspeita da infecção, procure o urologista!