dengue 2

Vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

A situação mundial do coronavírus fez com que as ações preventivas fossem intensificadas nos últimos dias.

17 Mar 2020 - 17h40Por Marcio Freitas

Mesmo não prevenindo o coronavírus, a imunização fortalece o organismo e é uma medida segura para evitar contágio por outros agentes infecciosos

A situação mundial do coronavírus fez com que as ações preventivas fossem intensificadas nos últimos dias. No Brasil, governos estaduais e municipais já adotaram medidas para evitar a proliferação da doença Covid-19.

Por conta disso, a Campanha Nacional de Vacinação foi antecipada para o dia 23 de março. Mas, é importante ressaltar que ela não previne contra o novo vírus. Na verdade, o imunizante protege a população mais vulnerável contra o influenza. 

Dessa forma, o sistema respiratório não é sobrecarregado. Essa atitude auxilia a fortalecer o organismo, pois o coronavírus tende a provocar complicações em quem está enfraquecido por uma doença ou carrega outros agentes infecciosos no corpo. Outra vantagem é que a vacina ainda diminui o fluxo de pessoas em hospitais públicos e privados. Com menos pacientes gripados, sobra mais espaço para atender pacientes de um eventual surto de Covid-19. 

A meta do governo federal é vacinar, pelo menos, 67 milhões de brasileiros nesse ano. A disponibilidade gratuita da dose é direcionada aos idosos acima de 60 anos, adultos de 55 a 59 anos, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes e mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias. Além disso, ela é direcionada a trabalhadores da área de saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população e funcionários do sistema prisional e profissionais de segurança e salvamento, como policiais e bombeiros.  

Mesmo se você não faz parte do grupo que irá receber a vacina nos postos de saúde, verifique se a empresa em que trabalha oferece esse benefício ou convênio, ou ainda, procure pela imunização particular. Cuide-se!

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Ver mais de