Vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

A situação mundial do coronavírus fez com que as ações preventivas fossem intensificadas nos últimos dias.

17 Mar 2020 - 17h40Por Marcio Freitas

Mesmo não prevenindo o coronavírus, a imunização fortalece o organismo e é uma medida segura para evitar contágio por outros agentes infecciosos

A situação mundial do coronavírus fez com que as ações preventivas fossem intensificadas nos últimos dias. No Brasil, governos estaduais e municipais já adotaram medidas para evitar a proliferação da doença Covid-19.

Por conta disso, a Campanha Nacional de Vacinação foi antecipada para o dia 23 de março. Mas, é importante ressaltar que ela não previne contra o novo vírus. Na verdade, o imunizante protege a população mais vulnerável contra o influenza. 

Dessa forma, o sistema respiratório não é sobrecarregado. Essa atitude auxilia a fortalecer o organismo, pois o coronavírus tende a provocar complicações em quem está enfraquecido por uma doença ou carrega outros agentes infecciosos no corpo. Outra vantagem é que a vacina ainda diminui o fluxo de pessoas em hospitais públicos e privados. Com menos pacientes gripados, sobra mais espaço para atender pacientes de um eventual surto de Covid-19. 

A meta do governo federal é vacinar, pelo menos, 67 milhões de brasileiros nesse ano. A disponibilidade gratuita da dose é direcionada aos idosos acima de 60 anos, adultos de 55 a 59 anos, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes e mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias. Além disso, ela é direcionada a trabalhadores da área de saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, população e funcionários do sistema prisional e profissionais de segurança e salvamento, como policiais e bombeiros.  

Mesmo se você não faz parte do grupo que irá receber a vacina nos postos de saúde, verifique se a empresa em que trabalha oferece esse benefício ou convênio, ou ainda, procure pela imunização particular. Cuide-se!