Uso de máscara pode causar orelhas de abano?

Confira o que é mito ou verdade nessa hipótese que circula pela internet

28 Mai 2020 - 07h56Por Marcio Freitas

Em muitas cidades e estados brasileiros, a máscara se tornou um item indispensável ao sair de casa como uma forma de prevenção à pandemia do novo coronavírus. Ela protege nariz e boca, duas portas de entrada importantes para a contaminação da Covid-19.

Apesar disso, o desconforto causado pelo acessório vem causando reclamações e até memes, as sátiras virais da internet. A máscara pode embaçar os óculos, apertar o nariz ou machucar as orelhas. Além disso, já é um comentário comum que o uso prolongado tende a desenvolver orelhas de abano. 

Mas, hoje, a ideia é desmistificar o boato. Em adultos, dificilmente ela vai causar alteração na estrutura auricular. Porém, crianças podem ser prejudicadas. Isso tudo vai depender do tipo de máscara e pressão do elástico, que podem causar úlceras ou lacerações nos pequenos, pois a cartilagem é mais mole, sendo moldada com certa facilidade. 

Algumas opções disponíveis no mercado possuem amarrações ou encaixes atrás da cabeça, evitando que as orelhas tenham contato com o elástico ou, ainda, existem alargadores de máscara, que engatam o elástico em uma estrutura na parte de trás da cabeça ou na nuca. De qualquer forma, se você acredita que a orelha esteja machucada ou está sendo deformada pela máscara, procure um profissional especializado para analisar o caso.