vacina

Você tem passado tempo demais na academia?

O transtorno dismórfico muscular, também conhecido como vigorexia ou doença de Adonis, caracteriza-se pela distorção da autoimagem do corpo voltada para a questão da força

26 Ago 2019 - 07h00Por Cristiane Molon

Hoje, ainda existe o tabu de que os transtornos alimentares são distúrbios comportamentais tipicamente femininos, mas o tempo em que vaidade era uma exclusividade das mulheres ficou para trás. É cada vez mais comum encontrarmos homens preocupados excessivamente com a aparência física. Assim como as mulheres, muitos vêm exagerando na busca por um corpo com peso e forma ideal. 

Com o objetivo de estar satisfeito com a imagem corporal, correspondente aos ideais estéticos, há quem recorra a dietas, ao exercício físico exagerado, ao uso de diuréticos, laxantes, entre outros recursos. Consequentemente, surgem transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia nervosa, drunkorexia e a vigorexia (dismorfia corporal).

Estudos apontam que a ocorrência de transtornos alimentares é maior no sexo feminino, mas vem acometendo cada vez mais homens, o que é preocupante. A proporção homem/mulher é de um a cada quatro. No entanto, esta equação pode estar sendo subestimada. Tendo em vista que existe a crença de que essas doenças são exclusividade das mulheres, os homens não procuram ajuda médica. Por isso, precisamos ficar atentos!

Você sabe o que é a Dismorfia? Termo antigo, é usado para designar a discrepância ou diferença entre aquilo que a pessoa acredita ser (em termos de imagem corporal) e aquilo que realmente é. O transtorno dismórfico muscular, também conhecido como vigorexia ou doença de Adonis, caracteriza-se pela distorção da autoimagem do corpo voltada para a questão da força. 

Os indivíduos vigoréxicos se consideram insatisfeitos com a forma física e desejam ter músculos mais destacados. Usualmente, descrevem-se como fracos, pequenos, mesmo tendo desenvolvido musculatura acima da média. O resultado é que acabam ficando dependentes do exercício físico e possuem uma espécie de obsessão pelo corpo musculoso.  

Os vigoréxicos também adotam uma alimentação restritiva, evitam o consumo de gorduras, exageram nos alimentos ricos em proteínas, visando aumento da massa muscular, e costumam usar anabolizantes. Com o passar do tempo, podem sofrer consequências danosas ao organismo. Na lista, está a hipertensão arterial, agressividade, irritabilidade, insônia, depressão, cansaço frequente, acne, ginecomastia, aumento da frequência cardíaca ao repouso, diminuição da libido, sentimento de inferioridade, aumento do colesterol e alterações no fígado.

Quando há o abuso de anabolizantes, ainda podem desenvolver doenças cardiovasculares, disfunções no fígado e rins, câncer de próstata e diminuição do testículo. Além disso, a preocupação excessiva com a performance muscular leva a inúmeras alterações comportamentais na rotina, como grandes períodos nas academias, levantamento de pesos cada vez maiores, uso de dietas priorizando proteínas, que geram desequilíbrio nutricional e metabólico, e utilização de suplementos alimentares.

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Ver mais de