transito

Vinhos do Novo Mundo: tradição e tecnologia

O mundo dos vinhos por ser dividido por uvas, vinícolas, processos de fabricação, tempo de guarda e também pela geografia e pela história. Sim, que tal fazer escolhas pautadas por essas duas variáveis?

06 Abr 2019 - 07h30Por Kelly Erdmann

O mundo dos vinhos por ser dividido por uvas, vinícolas, processos de fabricação, tempo de guarda e também pela geografia e pela história. Sim, que tal fazer escolhas pautadas por essas duas variáveis? Para começar, podemos olhar para os rótulos buscando o país de origem e, então, coloca-los em dois grupos: os do Velho Mundo e os do Novo Mundo. 
 
O primeiro reúne as nações produtoras da Europa e de alguns países da Ásia. Já o segundo é composto pelos americanos, africanos e representantes da Oceania. Nestes, o que se destaca é a mistura das tradições do Velho Mundo com as inovações e tecnologias colocadas em prática no Novo Mundo. 
 
Agora, você pode estar se perguntando: ok, mas, afinal, quem faz parte deste grupo? Na lista estão os Estados Unidos, a Austrália, a Nova Zelândia, a África do Sul, a Argentina, o Chile, o Uruguai e o Brasil. 
 
Na quarta posição do ranking dos maiores produtores de vinho do mundo (atrás apenas da Itália, França e Itália), os Estados Unidos são uma boa porta de entrada para a experimentação. Por lá, há vinhedos em todas as regiões, com maior renome e concentração na Califórnia, em Washington, Oregon e Nova Iorque.  
 
A Califórnia, porém, é responsável por nada menos do que 90% de toda a produção norte-americana e se destaca pelos rótulos elaborados com uvas Cabernet Sauvignon e Chardonnay. Mas, também dá para se deliciar bastante com vinhos Merlot, Pinot Noir, Syrah, Zinfandel, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Riesling, Viognier e Pinot Gris. 
 
Apesar de encontrados no Brasil, os vinhos dos Estados Unidos são mesmo surpreendentes quando se visita o país. Em qualquer supermercado, loja de conveniência ou adega de fácil acesso, há uma infinidade de opções. Por isso, ao viajar para a terra do Tio Sam, uma boa ideia é explorar essas prateleiras repletas de boas experiências, sejam ela em sabores, aromas ou diferentes formatos.

 

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Ver mais de