transito

Viajar de avião pode afetar a sua saúde

Se você sofre de rinite, sinusite, otite e outras “ites”, as mudanças repentinas na pressão atmosférica, tendem a piorar sintomas como enxaqueca, dor facial, orbital ou no sistema nervoso central e sangramentos.

20 Nov 2018 - 10h17Por Márcio Freitas

Com as férias chegando, tudo o que mais se quer é fazer as malas e, no destino escolhido, relaxar. Mas, para quem pretende curtir o fim de ano viajando de avião, a folga pode se tornar um pesadelo. Isso porque, se você sofre de rinite, sinusite, otite e outras “ites”, as mudanças repentinas na pressão atmosférica, tendem a piorar sintomas como enxaqueca, dor facial, orbital ou no sistema nervoso central e sangramentos.

Dentro do avião, esses sintomas geram um quadro de desconforto e muita dor. Em alguns casos, após o pouso, é até necessário visitar o otorrinolaringologista para, com medicação, resolver o problema.

Isso se explica pelo fato de que, quanto mais alto o avião voa, menor a pressão, que é compensada com a pressurização das cabines. Porém, pacientes que têm doenças respiratórias, sejam elas crônicas ou não, sofrem com a constante subida e descida da aeronave. Nesses momentos, a pressão do ar dentro da cabeça aumenta e com as tubas auditivas e seios da face congestionados, ocorre um desiquilíbrio interno.

Por isso, não é recomendado viajar de avião quando os sintomas dessas doenças estão evidentes. Mas, como nem sempre é possível desmarcar esses compromissos, existem algumas atitudes que podem minimizar os impactos. É recomendado se manter bem hidratado para superar os efeitos de uma ventilação seca. Outra recomendação é deglutir ou bocejar. Nos momentos que mais alteram a pressão, a deglutição abre a tuba auditiva e evita dor e até mesmo a formação de uma otite.

Em situações extremas, é necessário fazer a manobra de Valsalva, ou seja, exalar forçadamente o ar através de uma pressão positiva, assoprando com o nariz e boca fechadas, aumentado a pressão nas tubas auditivas e colocando ar na orelha média. Em contrapartida, não é recomendado o uso de automedicação com descongestionantes nasais ou antialérgicos. Por causa de possíveis efeitos colaterais, esses remédios devem ser prescritos sempre pelo médico após avaliação individualizada.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Rua Antônio Ribeiro, em Jaraguá do Sul, está em obras e requer atenção dos motoristas

A via de terra na parte alta do bairro Ilha da Figueira será alargada e receberá pavimentação asfáltica
Rua Antônio Ribeiro, em Jaraguá do Sul, está em obras e requer atenção dos motoristas
Geral

Projeto Ame Vidas precisa de doação de ração para gatos

Pelo menos 60 animais precisam de alimento
Projeto Ame Vidas precisa de doação de ração para gatos
Geral

Jaraguá do Sul pode receber R$ 1,7 milhão para prevenção de catástrofes

Dinheiro deve vir do governo federal, por meio do PAC Seleções, conforme anúncio feito nesta quinta-feira
Jaraguá do Sul pode receber R$ 1,7 milhão para prevenção de catástrofes
Geral

Paulinho Mixaria se apresenta em Jaraguá do Sul neste mês de maio

São 31 anos de humor, muita estrada, experiências e gargalhadas pelo Brasil todo e sua plateia renova-se a cada ano que passa.
Paulinho Mixaria se apresenta em Jaraguá do Sul neste mês de maio
Ver mais de