dengue

Superalimentos: o que são?

Superalimento ou alimento funcional é qualquer alimento que contenha nutrientes e vitaminas, com benefícios para a saúde. Considero: abacate, aveia, feijão, lentilha, cacau, açaí, couve, linhaça, castanha do Pará, ovo, entre outros.

02 Dez 2019 - 07h30Por Cristiane Molon

 O grande problema é o modismo, cada dia surgem alimentos “taxados” como superalimentos, sem muitos estudos que comprovem os reais benefícios e os riscos.

Sabe-se que o açaí e as frutas vermelhas são ótimas fontes de compostos bioativos, substâncias com funções antioxidantes. O nosso organismo produz radicais livres o tempo todo. Quando há um desequilíbrio entre a produção e a captação de radicais livres, os elétrons a mais podem prejudicar as células, causando envelhecimento precoce e doenças crônicas. Porém, não temos como medir a quantidade de antioxidantes que precisamos ingerir para evitar os riscos.

A alimentação mais completa continua sendo variar o prato, deixá-lo o mais colorido possível, combinando os alimentos adequadamente. Não adianta consumir alimentos exóticos e continuar indo ao fast food. O consumo de bons alimentos deve ser regular, para que se tenha efeito benéfico. Por exemplo, se comermos uma castanha por semana, não teremos a quantidade adequada de selênio, o ideal seria consumir diariamente.

Alguns alimentos, como a aveia e a quinoa, por exemplo, possuem fibras e proteínas, promovendo saciedade mais rápido, pois retardam o tempo de esvaziamento do estômago. Não existe um superalimento utilizado para a perda de peso. O gojy berri, que estava na moda, não tem efeito positivo no emagrecimento.

Com o acesso cada vez mais fácil a essas variedades, esquecemos dos superalimentos que temos no Brasil. Um exemplo é o abacate, rico em gorduras poli-insaturadas, bom para o colesterol HDL. A jabuticaba, a amora preta e o morango são opções mais baratas que as “berries- frutas vermelhas” e possuem os mesmos benefícios.

Para inserir os superalimentos no dia a dia, a dica é usá-los com frutas, bolos ou pães ou com iogurtes.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Ver mais de