Saiba o que é o Processamento Auditivo

A avaliação do PAC deve ser posterior à audiometria completa (audiometria tonal + audiometria vocal + impedânciometria) e recente, ou seja, em um período inferior a três meses

21 Mai 2019 - 07h00Por Marcio Freitas

Dificuldades de concentração, de compreensão e também para ler ou escrever. Esses são alguns dos sinais que podem levar um paciente a necessitar do Processamento Auditivo. 

A avaliação do PAC é realizada em crianças a partir dos quatro anos de idade e permite analisar e diagnosticar como o cérebro está interpretando as mensagens recebidas. É totalmente indolor, depende da colaboração do paciente e é realizado dentro de uma cabina acústica com fones de ouvido. 

De lá, a crianças escuta estímulos verbais e não verbais com distorção. Ela precisa ouvir e produzir oralmente ou apontar uma figura ou palavra escrita para repassar a resposta sensorial envolvida.

A avaliação do PAC deve ser posterior à audiometria completa (audiometria tonal + audiometria vocal + impedânciometria) e recente, ou seja, em um período inferior a três meses. A duração do exame varia de 60 a 80 minutos e, em alguns casos, há necessidade de mais de uma sessão para completar a avaliação.