Resumo do Salão do Automóvel de São Paulo - 2018
Uma novidade, que já não é lá aquela novidade, é o domínio total dos SUVs. Ford, Volkswagen, Jeep, Caoa Cherry, Nissan e Kia trouxeram seus representantes.
Olá a todos os apaixonados por carro que adoram falar, pesquisar, conhecer e se deliciar desse assunto o tempo todo. Quero dizer que é uma satisfação muito grande estar aqui trazendo informações sobre o mundo dos automóveis para vocês. Me chamo Rafael Benkendorf, sou designer de formação, professor, empresário e aficionado quando o papo é automóvel.
Sou fã desde criança quando meu pai me presenteava com carrinhos de ferro, mais conhecidos por Hot Wheels ou Matchbox. Na adolescência, lavava o Monza vermelho 1985 do paizão toda sexta para poder tirar o carro da garagem. Dava uma volta na quadra e depois guardava. E hoje, não consigo ficar longe de uma concessionária por mais de 30 dias, ou visitar pelo menos 3 sites de carros por dia.
É pessoal, visito pelo menos 3 sites por dia. E é com essas e outras informações que quero trazer pra vocês conhecimentos sobre os segredos, lançamentos, comparativos, design, tecnologia e eventos dessas maravilhas que nos encantam a mais de 100 anos.
E falando de eventos, esta semana vamos falar do Salão do Automóvel de São Paulo que terminou recentemente com as principais novidades que estão por vir em 2019, e as que já estão nas lojas prontinhas para você realizar um test-drive e quem sabe, se curtir, levar para casa.
Uma novidade, que já não é lá aquela novidade, é o domínio total dos SUVs. Ford, Volkswagen, Jeep, Caoa Cherry, Nissan e Kia trouxeram seus representantes. A Ford trouxe o Territory, modelo que quer disputar mercado com o Jeep Compass, atual líder em Vendas do segmento, além do EcoSport sem Step na traseira e com pneus Runflat. A VW trouxe até um Crossover elétrico chamado I.D. Cross, além do Tiguan e do T-Cross, que deve chegar as lojas no primeiro semestre de 2019. A jeep também apresentou a nova geração do Jeep Wrangler, além das linhas 2019 do Compass e do Renegade. A Kia apresentou o facelift da Sportage, e híbridos Niro e Soul Ev. Já a Caoa Cherry e a Nissan mostraram os respectivos Tiggo 7 e o Nissan X-trail, que pode ser o primeiro híbrido da marca no Brasil. Hyundai Creta Diamond e Novo Suziki Jimny.
Chega de SUV? Tem Mitsubishi com o Eclipse, Audi com o E-Tron e Renault com uma série especial do Captur, o Bose, que também estreia em 2019. Reparem que aqui também vimos alguns modelos preocupados com o consumo e com o meio ambiente. isso é bom. Até Golf híbrido teve.
Tivemos também esportivos como o novo Camaro 2019 que já chegou chegando como rival direto do Mustang. Carros com veia esportiva como o Stinger GT da KIA e o Chevrolet Cruze Sport6 SS de 300 CV, e vários modelos só com maquiagem esportiva como o Argo Sting (ferrão em inglês), Hyundai HB20, Toyota Yaris GR-S Concept, e o VW Polo GTS.que pelo menos veio com o motor mais potente de 150 CVs.
As picapes também se fizeram presentes no Salão. Entre elas, Renault Alaskan, Ford F-150 Raptor, Mitsubishi L200 com os conceitos Duaron e Survivor, Toyota Hilux GR-S e a VW Taroc, modelo que antecipa a futura rival da Fiat Toro. Novos conceitos e modelos de outros países que não são vendidos aqui, também vieram para sentir o mercado brasileiro. Entre eles podemos citar o Fiat 500-X, Conceito SUV- Cupê da Fiat e Ford Ka Urban Warrior, sedan com pegada aventureira.
Em resumo, 29 marcas participaram do Salão. Em 11 dias, mais de 700 mil pessoas foram conhecer as novidades do setor automotivo e mais de 40 mil test-drives foram realizados. Sinal de que no Brasil, salão de automóvel vinga. Sinal de que ainda tem muito apaixonado por automóvel como você e como eu. Tem muito “Fancar” por aí.