Quando agendar uma consulta com o urologista?

Conhecer melhor a especialidade facilita na hora de buscar ajuda para algum problema de saúde relacionado ao sistema urinário

30 Jan 2020 - 12h00Por Raphael Lahr

Quando se fala em saúde masculina, geralmente, vem à mente a figura do médico urologista. Mas, nem todo mundo sabe realmente o que ele faz e quais doenças pertencem a essa área de atuação da medicina. 

Outra novidade, para algumas pessoas, está no fato de que o especialista também pode tratar o público feminino, já que é responsável por diagnosticar e tratar doenças que acometem o sistema urinário de toda a população. A especialidade abrange órgãos como bexiga, rins, canal da uretra e ureteres. 

Mas, o destaque é a atuação exclusiva e preventiva ao sistema genital e reprodutor dos homens. Exames, como o de próstata, são essenciais para diagnosticar de forma precoce o câncer nessa região. Além desse, outros exames fazem parte do check up nas consultas com o médico, que, aliás, todo homem precisa realizar anualmente. 

Então, quais são as doenças tratadas pelo especialista? Entre as patologias mais comuns em homens e mulheres estão:

- Infecções urinárias, como cistite e pielonefrite
- Inflamações
- Tumores benignos ou malignos, como o câncer
- Cálculos renais, conhecidos como pedras nos rins
- Incontinência ou obstrução do fluxo urinário
- Somente em homens: infertilidade, ejaculação precoce, impotência sexual, DSTs, fimose, curvatura peniana e câncer do sistema reprodutor masculino 

O urologista deve ser procurado em caso de dor abdominal e lombar, pois podem representar sinais de problemas nos rins, como infecções, cálculos renais, pielonefrite ou até tumores. O mesmo deve ser feito por homens com dor no pênis, testículos ou sintomas urinários. 

Agora que você já sabe, não deixe de agendar o atendimento anual, no caso do público masculino, ou ao primeiro sinal de alteração no sistema urinário!