secel

Prevenção masculina = uma necessidade!

Prevenção é adotar medidas preventivas e saudáveis para que se tenha qualidade de vida e saúde.

25 Nov 2019 - 11h00Por Cristiane Molon

Diagnosticar um problema não é prevenção, mas, sim, detecção. As maiores causas de mortes em homens são decorrentes de problemas cardiovasculares, tendo a hipertensão arterial, o diabetes, síndrome metabólica, obesidade, sedentarismo e tabagismo como fatores de risco. Também a cada dois segundos ocorre um derrame cerebral, problema incapacitante e com sérias repercussões.

O interessante de tudo isso é que com estilo de vida saudável se evita muitas doenças. A vida moderna comtempla a automatização, ou seja, facilidades nem sempre benéficas. Estamos cada vez mais sedentários, não precisamos nos esforçar para trocar o canal da TV nem para abrir o vidro do carro, espremer laranja é quase raridade, o suco já vem prontinho, cheio de “tranqueirinhas” para durar mais. Gastamos pouca energia e, em contrapartida, consumimos muitas calorias. Comer porcarias de pacotes é muito fácil e tentador, são palatáveis, crocantes, saborosos e essas características são determinadas pelos conservantes, xenobióticos, edulcorantes, flavorizantes, gordura trans... a lista é interminável. 

Dessa forma, o corpo está cada vez mais congestionado e inflamado, organicamente falando. Essas toxinas ambientais que vem com os alimentos, vão parar em órgãos como o fígado, rins, intestino e sistema linfático. Se o estilo de vida é bom, estes órgãos juntam esses “lixos” e resíduos metabólicos e jogam fora. Mas, se tiver uma gordura no fígado, ou excesso de peso ou intestino preguiçoso, esses resíduos impactam nos órgãos dificultando a absorção de nutrientes, enzimas e levando a desequilíbrios nutricionais.

Se puder evitar industrializados é um grande avanço. Troque sucos de caixinha por sucos naturais, margarina pela manteiga ou pelo azeite de oliva. Substitua bolachinhas, barrinhas de cereais por frutas, frutas secas e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas). Deixe o refrigerante de lado e invista em água.

O hormônio predominante e que determina características masculinas é a testosterona. Sabe-se que consumo excessivo de café, diminui os níveis deste hormônio e que a ingestão de água ajuda a distribuir melhor os nutrientes, como o zinco e o boro, muito importantes para a saúde do homem. 

Inclua mais na rotina: 
Frutas vermelhas: mirtilo, morango, uva, amoras, beterraba, maçã (ricas em antocianidinas- antioxidantes)
Semente de abóbora, de girassol, amendoim e pistache:  ricas em zinco, vitamina B3 e ácido fólico;
Ovos, nozes, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha): alimentos que contemplam o zinco, substância fundamental para a produção de hormônios.
Melancia: contém carotenóide licopeno, potente antioxidante, além de folatos, vitamina C e potássio.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Ver mais de