dengue

Poluição do ar mata 6,5 milhões de pessoas por ano no mundo

No ranking de maiores ameaças à saúde, a poluição do ar está atrás apenas da pressão alta, dos hábitos alimentares e do fumo.

11 Dez 2018 - 06h30Por Márcio Freitas

Ela deixa tudo acinzentado, gera muitos incômodos e, ainda, provoca danos sérios à saúde. Além de prejudicar o meio ambiente, a poluição do ar também está diretamente ligada a 6,5 milhões de mortes anuais em todo o mundo. Por isso, ela já é considerada a quarta principal ameaça ao bem-estar humano e a situação tende a piorar ainda mais até 2040, conforme a Agência Internacional de Energia.

No ranking de maiores ameaças à saúde, a poluição do ar está atrás apenas da pressão alta, dos hábitos alimentares e do fumo. A lista de problemas desencadeados pelos poluentes é extensa e vai desde derrames, doenças e ataques cardíacos até câncer de pulmão.

Muito prejudicadas pela condição atual do ar, as vias aéreas acabam sendo a porta de entrada das partículas de poluição presentes no oxigênio. Essa condição pode causar irritação ou alterações significativas na pele das vias aéreas. Doenças como bronquite, asma, sinusite, rinite e pneumonia podem ser provocadas pela irritação. Já condições mais severas, como enfisema, asbestose e câncer de pulmão são relacionadas com o depósito da poluição ao longo dos anos na pele das vias aéreas.

Por isso, devemos dar atenção à prevenção para minimizar as chances de desenvolver qualquer um desses males. A sugestão é sempre que possível evitar a exposição, procurando locais onde a poluição é menor, como áreas arborizadas. Também vale se afastar de ruas com grande movimentação de automóveis e praticar atividades físicas em lugares com pouca poluição.

O tratamento das doenças relacionadas com a poluição do ar é amplo. No caso de bronquites e asma, usa-se broncodilatadores. Para pneumonias e sinusites, em geral, são indicados antibióticos. Já quadros graves de enfisema podem exigir cirurgias e até transplantes de pulmão. Entretanto, todas elas exigem cuidados prescritos por especialistas da área, que devem ser procurados assim que os sintomas se iniciam.

 

Matérias Relacionadas

Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Ver mais de