Plásticas nos seios: indicações para cada caso

Entre os procedimento mais realizadas no Brasil, três estão relacionados aos seios.

28 Nov 2018 - 09h26Por Josinaldo Martins

Com a chegada do verão e dos dias dedicados à praia, muitas mulheres se sentem ainda mais desconfortáveis com os seios, seja pelo tamanho ou pela flacidez. Por isso, hoje, vamos tratar sobre as cirurgias plásticas que corrigem essas situações.

Entre os procedimento mais realizadas no Brasil, três estão relacionados aos seios. Conforme o mais recente censo da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), o implante de silicone, a mastopexia, que serve para reduzir a flacidez, e a mamoplastia redutora se juntam à lipoaspiração e abdominoplastia para compor a lista de intervenções estéticas mais comuns no país.

Mas, antes de escolher entre as opções oferecidas, é preciso saber exatamente quais as indicações de cada uma. Além disso, como sempre friso aqui, é também essencial escolher um cirurgião plástico membro da SBCP e, claro, submeter-se ao procedimento em ambiente hospitalar, garantindo, assim, mais segurança.

Mamoplastia de aumento

É indicada para quem sente a necessidade de aumentar o volume dos seios. Geralmente, as pacientes que se enquadram nesse grupo sofrem de hipoplasia, ou seja, têm mamas pequenas quando comparadas à estrutura do corpo. Temos diversas alternativas de próteses e incisões nesta cirurgia. Por isso, cabe ao cirurgião plástico avaliar cada caso individualmente para sugerir a melhor. Na mamoplastia de aumento, a anestesia é local, a cicatriz depende da incisão escolhida e o pós-operatório inclui o uso de curativo e sutiã cirúrgico.

Mamoplastia redutora

É a cirurgia plástica indicada para mulheres que sentem incômodos, como dor nos ombros e nas costas, relacionados ao excesso de tamanho dos seios, que também pode afetar a autoestima. O procedimento costuma ser realizado com anestesia local e sedação e o pós-operatório exige curativo e não dormir de bruços por cerca de dez dias. A cicatriz, geralmente, é pouco visível após a recuperação total.

Mastopexia

Também chamada de lifting de mamas, a mastopexia é indicada para reduzir a flacidez dos seios.  A cirurgia também pode ser associada à colocação de prótese de silicone para aumento de tamanho das mamas. O procedimento exige anestesia local com sedação ou geral. O pós-operatório envolve curativo durante 24 horas e uso de sutiã próprio durante cerca de dois meses.