secel

Para emagrecer é necessário se conhecer

Sentir-se leve e disposto após comer é um bom sinal, ao passo que sentir sono, arrotar e ficar estufado indica que algo não caiu bem.

03 Dez 2018 - 06h30Por Cristiane Molon

Na busca por um estilo de vida saudável, vamos nos conhecendo mais e vai ficando claro como os alimentos reagem depois de ingeridos. Sentir-se leve e disposto após comer é um bom sinal, ao passo que sentir sono, arrotar e ficar estufado indica que algo não caiu bem. Precisamos observar o que estamos comendo e como esse alimento conversa com o nosso corpo. Pois, negligenciar o consumo de um alimento altamente inflamatório (como leite, farináceos, frituras) pode ter um alto custo biológico, que cronicamente pode desencadear inúmeras doenças, sejam alérgicas, metabólicas ou imunológicas.

Depois que o corpo reconhece um alimento como inflamatório (que gera gases, diarreia ou dor de cabeça), você tende a não querê-lo mais. Quando você se alimenta de forma saudável, o paladar muda. Com o tempo vai perceber que a pizza nem é tão boa assim, que o açúcar do café é doce demais. O corpo começa a sinalizar qual é o caminho para a saúde.

Ele está habituado a comer determinado alimento e, quando você o tira da alimentação, é natural o organismo pedir. Neste momento, é o exercício físico e as estratégias nutricionais que vão dar suporte para continuar focado no emagrecimento. Dia após dia, você vai se conhecendo mais, vai perceber que a vontade de comer diminui a partir do momento em que você identifica quais são os alimentos que fazem engordar e se sentir mal.

Uma dica: use a balança como uma aliada, meio quilo a mais não é para desestimular, é apenas uma resposta do corpo a um ou vários alimentos que não funcionam para você. Exemplo: foi à pizzaria e aumentou 400 gramas na balança, esse é um dado valioso para descobrir o que a pizza faz em seu corpo. Essa informação vai ser muito importante para você tomar decisões inteligentes na hora de comer.

O que buscamos é uma reprogramação metabólica:

- Mastigando mais você evita repetir o prato;

- Consumindo mais peixes, frango orgânico, ovos, evita carne vermelha;

- Priorizando batatas, aipim, arroz integral, quinoa, evitando massas;

- Coma saladas e verduras regadas com azeite de oliva;

- Consuma mais frutas e oleaginosas (sementes);

- Use mais temperos e especiarias;

- Não coma todos os dias a mesma coisa, assim, evitamos sensibilidade alimentar;

-Coma menos e quando estiver com fome;

- Faça jejum de 16h a 18h uma vez por semana;

- Evite comer após as 19h;

- Exercite-se regularmente;

- Ingira água entre as refeições.

Todas essas dicas influenciam no metabolismo e no processo do emagrecimento. A partir do momento em que você decide seguir um estilo de vida mais saudável, você é quem está no controle. Assim fica tudo mais fácil. Quando você sai com amigos e família, ri e se diverte, os alimentos são processados de maneira diferente de quando você está sentado em casa, deprimido, controlando o que come e se preocupando com calorias. Divertir-se emocionalmente permite que você se divirta gastronomicamente. Isso não vai fazer com que você aumente de peso. Saborear os alimentos e viver com alegria é uma das melhores formas de mudar a química do corpo a seu favor.

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Ver mais de