dengue

O que é um enxerto ósseo?

O enxerto ósseo hoje se tornou um procedimento mais seguro e tranquilo para os nossos pacientes visto que, a infinidade de técnicas e materiais disponíveis para cada situação facilitam muito o planejamento do tratamento

13 Fev 2020 - 07h00Por Gustavo Dagostim

Ao longo das últimas semanas, através de colunas semanais viemos debatendo sobre diversos tratamentos dentro da odontologia com o intuito informativo de esclarecer e fazer com que a população se conscientize mais a respeito dos tratamentos dentários disponíveis. Sendo assim, um dos tratamentos que ainda provoca muitas dúvidas nos pacientes é o tão conhecido e comentado implante dentário. Uma dúvida muito frequente entre pacientes que procuram tratamento com implantes dentários e talvez uma das palavras mais impactantes que provoca o adiamento ao tratamento se resume a uma palavra: Osso.

O implante se comporta de maneira semelhante a raiz do dente natural, sendo assim, o mesmo fica instalado onde a raiz do dente perdido deveria estar, na estrutura óssea. Por esse motivo é extremamente importante investigar previamente ao tratamento por meio de exames de imagem, como está a estrutura óssea do nosso paciente. Com o passar dos anos, após o paciente sofrer a perda de um ou mais dentes, o osso que estava em volta da raiz perdida e era responsável pela sua sustentação perde sua função. Sendo assim, ao longo dos anos ele passa por um processo de “remodelação”, popularmente conhecido como “atrofia óssea”. Caso o paciente procure tratamento e não possua quantidade óssea o suficiente para a instalação do implante, realizamos o procedimento chamado enxerto ósseo. Este procedimento tem como principal objetivo, reestabelecer a quantidade de osso necessário para que se tenha suporte o suficiente para a instalação de um implante dentário.

O enxerto ósseo hoje se tornou um procedimento mais seguro e tranquilo para os nossos pacientes visto que, a infinidade de técnicas e materiais disponíveis para cada situação facilitam muito o planejamento do tratamento. Consequentemente, se o procedimento é mais tranquilo para o profissional, isso se reflete também ao paciente. Hoje existem materiais fantásticos que nos fornecem infinitas possibilidades de trabalho. Um dos materiais que hoje tem grande contribuição nos procedimentos de enxertos ósseos são os biomateriais. Esses biomateriais são estruturas criadas em laboratório e também são conhecidos como osso sintético, sendo sua principal função atuar como o osso humano.

Com isso, em muitos casos, não é mais necessário a remoção de estrutura óssea de uma área doadora do próprio paciente. Resumindo, através desse biomaterial podemos devolver a estrutura óssea perdida de uma maneira mais rápida e menos incomoda ao nosso paciente. A facilidade de manipular o “osso sintético” também é responsável por ser hoje um grande ator nos tratamentos que envolvem reabilitação por meio de implantes dentários. Esse fato só demonstra ainda mais como a odontologia evoluiu ao longo dos anos e cada vez mais facilita a vida de nossos pacientes. Está cada vez mais evidente que nossos pacientes hoje desfrutam de uma odontologia de excelência e que nós, cirurgiões-dentistas, temos que nos orgulhar de contribuir de maneira tão significativa para esses acontecimentos.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de