vacina

Novo Toyota Yaris europeu faz o modelo nacional ficar com cara de velho

Diferente do que aconteceu na maioria de seus concorrentes, a Toyota optou por não espichar o Yaris nesta nova geração

19 Out 2019 - 07h30Por Rafael Benkendorf

Presente no mercado europeu há 8 anos, o modelo XP130 do Toyota Yaris sai de cena. Para encarar os novos modelos de Peugeot 208, Renault Clio e Opel Corsa, a marca  apresenta o completamente renovado Yaris 2020. Desenvolvido sobre plataforma inédita  com design mais recente seguindo a nova filosofia da empresa.

Diferente do que aconteceu na maioria de seus concorrentes, a Toyota optou por não espichar o Yaris nesta nova geração, deixando-o 5 mm mais curto e 40 mm mais baixo. No entanto, ampliou a largura em 50 mm e a distância entre eixos em 55 mm melhorando a oferta de espaço interno para os ocupantes. As novas dimensões deixaram o compacto mais estável e aerodinâmico, principalmente graças ao centro de gravidade 15 mm mais baixo. A plataforma é a conhecida base modular TNGA, já oferecida no Prius, na RAV4 e no Corolla, mas pela primeira vez aplicada em um veículo de pequeno porte.

A arquitetura do novo Yaris é responsável por fazer o compacto urbano ser o mais seguro do mundo, segundo a Toyota. A marca também aperfeiçoou os sistemas de direção, piloto automático adaptativo, anti-colisão e alerta de mudança de faixa, além de adicionar um inédito airbag central programado para entrar em ação no caso de impactos laterais. Desde o modelo mais básico estes recursos estão inseridos. A marca chama de Toyota Safety Sense e garante ainda que desenvolveu o modelo para fazê-lo alcançar a melhor classificação na proteção dos ocupantes nos testes de impacto.

O novo conjunto híbrido está 15% mais potente que o anterior e 20% mais eficiente em termos de consumo combustível. Além disso, possui eficiência térmica de 40% (mais alta que os motores a diesel típicos) e emite níveis baixíssimos de CO2, tendo agora uma bateria 27% mais leve que a anterior. Em mercados selecionados, também serão oferecidos motores tradicionais 1.0 e 1.5, sempre a gasolina.

O modelo brasileiro tem versão asiática e não europeia. Apesar disso, este novo modelo traz importantes dicas sobre o que a marca prepara para o futuro. A plataforma do modelo europeu, por exemplo, poderá ser adotada na próxima geração do modelo nacional, assim como no futuro SUV compacto que deve chegar ao mercado 2021. Mesmo assim, o modelo europeu está realmente com desenho bem mais moderno o que faz o Yaris brasileiro ficar com cara de velho.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de