vacina

Novo Kia Cerato: agora com a pegada visual do Stinger

...o interior do carro mostra grande evolução na cabine, com acabamento digno de seus oponentes...

28 Set 2019 - 07h00Por Rafael Benkendorf

Peter Schreyer, o designer do Stinger, do Audi TT e do Audi a 3, trouxe o novo Cerato. Um carro que ficou estiloso e bem mais atraente que o anterior, até com certa esportividade. Pena que no Brasil as rodas de 16" são a única opção mesmo na versão SX, a topo de linha, escolhidas para trazer conforto. O destaque fica para os faróis com DRL em LEDs e lanternas também em LEDs, com a estranha decisão de colocar as luzes de indicador de direção e de ré no para-choque, mas que não ficou feio.

 

Agora no desenho de Schreyer há um carro maior. São 80 mm a mais de comprimento, mas os mesmos 2.700 mm de entre eixos do Cerato anterior. O ganho está no porta-malas, agora com 520 litros ante os 421 de antes. O motor deixa de ser o 1.6 e passa ao 2.0 que conhecemos do Creta, com 167 cv e 20,6 kgfm de torque, ligado ao mesmo câmbio automático de 6 marchas. 

 

O evento de lançamento foi no Autódromo da Capuava, no interior paulista, para mostrar que o Cerato ficou mais dinâmico. Apostando ainda em um motor 2.0 aspirado sabendo que seus oponentes caminham para a era turbo ou, pelo menos, injeção direta, a marca coreana pareceu confiante em seu produto. Os números de consumo não são muito animadores. Como referência, os dados do Inmetro para o Cerato são de 6,5 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada (etanol), e 9,6 km/l e 13,1 km/l com gasolina, respectivamente.

 

Já o interior do carro mostra grande evolução na cabine, com acabamento digno de seus oponentes e uma posição de dirigir bem melhor, casada com um volante de três raios e pedaleiras de alumínio que remetem mais uma vez a uma certa esportividade. Um seletor de modos de condução - Eco, Comfort e Smart, esta última variando para o Sport quando o câmbio está no modo manual - completa o conjunto, com as aletas para trocas de marchas atrás do volante.

 

Infelizmente, a pesar de a KIA ter evoluído bem o Cerato em relação a versão anterior, percebo que ele ainda será um coadjuvante, pois os concorrentes são fortes e tem maior experiência de vida e de mercado. Bem-vindo a briga dos Sedans médios.

Matérias Relacionadas

Política

Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu

A aprovação aconteceu nesta terça-feira (7), durante sessão ordinária na Alesc Itinerante de Blumenau. Projeto é de autoria do Deputado Delegado Egidio Ferrari
Alesc aprova projeto sobre denominação da Região Metropolitana do Vale Europeu
Geral

Mais doações de Jaraguá do Sul seguem para o RS nesta quarta-feira (8)

Carga com cerca de 15 toneladas será entregue nos Centros de Distribuição do Estado gaúcho
Mais doações de Jaraguá do Sul seguem para o RS nesta quarta-feira (8)
Segurança

Terceira equipe de voluntários do Gerar de Jaraguá do Sul chega no Rio Grande do Sul

Mais uma equipe deve ser enviada nesta quarta-feira
Terceira equipe de voluntários do Gerar de Jaraguá do Sul chega no Rio Grande do Sul
Saúde

Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá

Até agora, foram vacinadas contra a gripe 18.779 pessoas na cidade. Contra a dengue, 3.790 crianças e adolescentes
Vacinas contra a gripe e contra a dengue seguem disponíveis nas Unidades de Saúde em Jaraguá
Ver mais de