transito

Muito sabor e aroma: abram alas para os vinhos portugueses!

Portugal é uma delícia de lugar e, claro, os vinhos não poderiam ser diferentes. Com uma variedade incrível (e saborosíssima), o país cultiva cerca de 250 tipos de uvas em nada menos do que 14 regiões produtoras.

16 Fev 2019 - 06h30Por Kelly Erdmann

Portugal é uma delícia de lugar e, claro, os vinhos não poderiam ser diferentes. Com uma variedade incrível (e saborosíssima), o país cultiva cerca de 250 tipos de uvas em nada menos do que 14 regiões produtoras, que, como se não bastasse toda essa importância, ainda enchem os olhos de beleza. 
 
Conforme a Associação Interprofissional do Setor Vitivinícola (ViniPortugal), o país está em 12ª lugar no ranking mundial de produtores. Além disso, cerca de 45% da produção acaba sendo exportada para outros países, incluindo o Brasil, o que nos dá a oportunidade de experimentar os mais diferentes tipos de vinhos portugueses. 
 
Como opções não faltam, nem sempre a escolha é muito simples e rápida. Para facilitar, vale saber também que, em geral, os vinhos de Portugal têm especificada no rótulo a região produtora. Mais difícil, no entanto, é ter evidenciadas as castas. Afinal, com tanta variedade, o país é mais famoso pelos vinhos de corte, ou seja, que misturam várias uvas. 
 
Mesmo assim, se o objetivo é embarcar nessa viagem portuguesa, a primeira parada tem que ser em uma garrafa de Touriga Nacional. Emblemática, ela é considerada um símbolo nacional quando o assunto é vinho. 
 
Outro destaque, claro, é o Vinho Verde, que, na verdade, pode ser tinto, branco ou rosé. Fresco, leve, frutado e jovem, ele deve ser produzido, exclusivamente, na região noroeste do país, já que possui demarcação de origem. 
 
Naturalmente adocicado, o famoso Vinho do Porto também merece uma menção especial. Feito a partir de vários cortes, ele é dividido entre Tawny, Vintage, Reserva, Branco e Ruby, sendo este último o mais simples e econômico. Geralmente, leva uvas de safras diferentes e passa de dois a três anos envelhecendo em carvalho. 
 
Dos tintos aos verdes passando pelo Porto e pelos brancos, não faltam boas opções para explorar as delícias portuguesas! É só começar e se preparar para brindar muito! 

 

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Segurança

GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras

Operação foi executada nesta manhã
GAECO deflagra operação e investiga crimes em Major Vieira e Três Barras
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode

Ele está na cadeia em Blumenau há oito meses.
Professor é condenado a pena máxima por estupro e sequestro de aluna em Pomerode
Ver mais de