Muito além do silicone

Cirurgia de redução de mamilos e aréolas garante aspecto simétrico e rejuvenescido aos seios

04 Set 2019 - 08h00Por Josinaldo Martins

O sonho de muitas mulheres é realizar um procedimento cirúrgico de mama. Aumento, redução ou remodelagem são as plásticas mais procuradas, principalmente, no Brasil. Porém, existe outro incômodo que afeta a região dos seios: aréolas e mamilos disformes. 

Segundo estudo divulgado por um jornal australiano, em 2017, a procura pela diminuição de mamilos e aréolas ao redor do mundo apresentou crescimento de 30%. Especialistas britânicos acreditam que a tendência vai se fortalecer ainda mais nos próximos anos. 

Os dois elementos possuem papel importante para a capacidade de amamentação da mulher, assim como impactam na imagem corporal e na sexualidade. Aréolas alargadas e mamilos grandes podem gerar frustração. O mamilo invertido é outra condição frequente, estando presente em apenas uma ou duas mamas. 

Por isso, quando os seios não apresentam o aspecto desejado, a cirurgia plástica pode ser uma alternativa. O tratamento é feito de forma individualizada, com tempo mínimo de recuperação, ou simultaneamente com outras cirurgias mamárias.

A técnica cirúrgica consiste, basicamente, na remoção de pele em torno da aréola. Com relação aos mamilos, depende da determinação de qual dimensão (altura ou largura) será diminuída. Se você deseja realizar este procedimento, consulte um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para indicar o melhor caminho.