vacina

Mix and match: a vez do estilo boho!

O estilo boho ressurge através de peças com uma pegada étnica, que parecem ter vindo na mala de uma viagem para um destino exótico.

29 Abr 2019 - 07h00Por Debora Volpi

Quem disse que ao se vestir, ou ao decorar a própria casa, você precisa optar por um único estilo? Hoje, o que está em alta são ambientes cada vez mais autênticos, com a “cara” do morador.  Para isso, vale misturar referências e criar um décor ousado, exclusivo e cheio de personalidade. 

Dentro deste contexto, um estilo vem ganhando destaque. É o boho, que consiste justamente em uma decoração liberal e criativa, pautada na mistura de diferentes culturas e referências. Os adeptos desta linha deixam as últimas tendências um pouco de lado, e mergulham em um mix de cores, texturas e inspirações, vindas de todos os cantos do mundo.  

Mas o que é o boho? O termo é uma abreviação de bohemian. O estilo nasceu na Europa logo após a Revolução Francesa quando os artistas tiveram que colocar o pé na estrada e assimilar novas culturas. Logo, eles ganharam o rótulo de boêmios. Assim, o rótulo virou um estilo, consagrado até os dias de hoje. 

O fato é que, atualmente,  este jeito de viver, se vestir, e também de decorar a casa, de forma mais livre, está super em alta. O estilo boho ressurge através de peças com uma pegada étnica, que parecem ter vindo na mala de uma viagem para um destino exótico. Está presente em estampas, nos têxteis, como almofadas, por exemplo, e nas cestarias. 

O estilo é fácil de trazer para dentro de casa e a regra está justamente em não seguir regras! Para trazer um toque boho para o seu ambiente, aposte no famoso mix and match! Ou seja, tudo junto e misturado, ao mesmo tempo. Vale, por exemplo, misturar estampas, como florais e listras, em uma mesma composição, desde que a combinação fique harmônica. Cores quentes e vibrantes também são bem-vindas. Porém, utilize uma base neutra para não “pesar”. Destaque para o preto, o marrom , o verde oliva e o fendi .

E o que mais caracteriza o boho são as peças artesanais, feitas à mão. Aposte nesses itens para valorizar o seu espaço. Vale também optar por objetos afetivos, aqueles carregados de memórias, e que contam histórias. Que tal invadir o baú da casa da vó em busca de preciosidades? Certamente, você encontrará!

Outro detalhe importante para se jogar nesta tendência: as plantas! Praticamente todas as casas que seguem esse estilo possuem flores e muitas plantas.  Para quem mora em apartamento e tem pouco espaço livre, a dica é  criar um pequeno jardim usando vasos suspensos.  Para arrematar, complemente o décor com velas, xícaras antigas, vasos, cestos, tapeçarias, tesourinhos garimpados em viagens e incensos.  

Foto: Peças da coleção Outono/Inverno Camicado

Matérias Relacionadas

Geral

Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim

Ação vai mobilizar caminhões e ambulâncias da equipe
Bombeiros Voluntários promovem simulado de incêndio no hospital, em Guaramirim
Política

Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais

As diárias correspondem ao valor pago a parlamentares, servidores e colaboradores eventuais da Câmara dos Deputados que estão em viagens dentro do território nacional
Deputados Federais recebem reajuste de 60% em diárias de viagens nacionais
Geral

Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio

A confirmação foi feita por meio de uma publicação nas redes sociais do grupo de pagode
Cantor Anderson Leonardo, do Grupo Molejo, morre aos 51 anos, no Rio
Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Ver mais de