dengue 2

Mantenha-se saudável no verão e férias

O início de um novo ano é sempre marcado pelas confraternizações, viagens, férias e também pelos excessos. Por isso, é preciso prestar atenção ao dia a dia para manter bons hábitos e não colocar tudo a perder em apenas algumas semanas.

07 Jan 2019 - 06h30Por Cristiane Molon

O início de um novo ano é sempre marcado pelas confraternizações, viagens, férias e também pelos excessos. Por isso, é preciso prestar atenção ao dia a dia para manter bons hábitos e não colocar tudo a perder em apenas algumas semanas.

COMO COMPENSAR OS EXAGEROS?
Procure compensar, sempre que possível, dentro de um mesmo dia. Amanhã é outro dia.  Exagerou no almoço? Então, no jantar, prefira comidas leves, nutritivas e menos calóricas, como, por exemplo, saladas ou frutas, iogurte e cereal.

O dia todo foi de muita comilança? No dia seguinte, procure ingerir mais água, frutas e vegetais, reduzindo o consumo de derivados de farinha branca (bolo, cuca, pão) e frituras. Beba água de coco (para desintoxicar), ou água saborizada com pedaço de gengibre ou de frutas ou canela e cravo. Prefira também peixe ou frango, de preferência, grelhado ou assado, e consuma vegetais à vontade (alface, rúcula, repolho, tomate, cebola). Evite enlatados, embutidos, refrigerante, queijos amarelos e doces.

SE COMEU DEMAIS, NÃO ESTOQUE: MEXA-SE 
O verão é convidativo para praticar exercício físico ou atividades ao ar livre. Vamos aproveitar o verão para queimar mais calorias!

Estar de férias não significa ficar preguiçoso. É o momento que podemos descobrir alguma atividade que seja prazerosa e que, ao mesmo tempo, contribua para a nossa saúde. O importante é sair do sedentarismo. Só pelo fato de estarmos em pé, gastamos mais calorias. Por isso, vale uma caminhada no parque, levar o cachorro para passear, dançar, jogar frescobol ou vôlei na praia. Em uma hora de caminhada gastamos aproximadamente 250 calorias e, de bicicleta, são 300 calorias. Agora, faça a comparação: um "churros" tem..., milho verde com margarina tem...

HIDRATE-SE
Se você não tem o costume de beber água durante o dia, é o momento de rever esse hábito. A falta de água não provoca apenas a desidratação, mas todo um desequilíbrio funcional e metabólico que pode atingir todas as células do corpo.

A quantidade de água recomendada varia de acordo com o peso, a idade e o nível de atividade física de cada indivíduo, mas, geralmente, o ideal é o consumo de dois litros por dia. A água também ajuda na manutenção da temperatura do corpo e melhora a função digestiva do organismo.

Seu corpo precisa de água! Sede, cansaço excessivo, taquicardia, náuseas e até dor de cabeça podem ser sintomas de baixa ingestão de água. Na desidratação, a pele se torna seca e quente.

Abuse de água saborizada com gengibre, limão, de água de coco, de chás gelados, que estimulam a eliminação de toxinas e colaboram para o bom funcionamento do intestino. Substitua o cafezinho, o refrigerante e os sucos por chás. Prefira os com efeitos diuréticos como os de hibisco, cavalinha, carqueja.

Os chás são ótimas alternativas para fornecer ao corpo antioxidantes que combatem os radicais livres e que, consequentemente, retardam o envelhecimento da pele, além de eliminar o excesso de líquidos e desinchar. O chá verde contém cafeína e é rico em catequinas, um potente antioxidante. Além de desinchar, ele acelera o metabolismo e facilita a digestão. Pode ser, ainda, associado com gengibre, que tem propriedades anti-inflamatórias, otimizando a digestão. Os hipertensos devem moderar no uso do chá verde, assim como quem tem anemia por deficiência de ferro, pois o uso do chá junto com a refeição diminui a absorção do mineral. Lembre-se: a melhor forma de tomar chás é igual à moda antiga, de forma caseira. 

O segredo é o equilíbrio. Abusou recomece os cuidados. Não se exercitou, comece amanhã. Aumente a ingestão de líquidos para devolver a hidratação natural do cabelo e da pele.

DICAS PARA O VERÃO
Procure combinar alimentos muito calóricos com outros menos calóricos.  Por exemplo: quando comer salgadinhos, ingira muita água para diminuir o inchaço e coma frutas também. Com as carnes (churrasco) prefira saladas verdes. Junto com a cerveja, tome água, limonada ou até mesmo um refrigerante light. Na praia, intercale o sorvete com o frozen iogurte e com picolé e salada de frutas. Intercale frituras com alimentos cozidos ou assados (camarão à milanesa com legumes ou milho verde cozido).  Assim, seu verão deixará apenas boas lembranças.

DICA DE SUCO DETOX
Uma folha de couve + 1/2 maçã com casca + 1/2 cenoura + dois talos de salsinha + hortelã + um copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada

Neste momento será liberada a passagem superior do viaduto da BR-280
Liberação do viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, é adiada
Saúde

Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde

A medida é necessária em função da necessidade de priorizar recursos e atendimentos para o enfrentamento à dengue
Por conta da dengue, Prefeitura de Jaraguá do Sul altera serviços nos Postos de Saúde
Segurança

Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá

Colisão com uma patrola aconteceu nesta manhã
Identificado motociclista morto após acidente em Jaraguá
Política

40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim

Os vereadores destacaram os inúmeros moradores do município que tiveram a atenção médica do Dr. Vicente e os recursos e obras que o deputado tem conquistado para Guaramirim e região
40 anos de medicina: Dr. Vicente recebe honraria da Câmara de Vereadores de Guaramirim
Ver mais de