segunda, 17 de junho de 2019 - 23h49
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo

Mantenha-se saudável no verão e férias

O início de um novo ano é sempre marcado pelas confraternizações, viagens, férias e também pelos excessos. Por isso, é preciso prestar atenção ao dia a dia para manter bons hábitos e não colocar tudo a perder em apenas algumas semanas.

07 Jan 2019 - 06h30Por Cristiane Molon

O início de um novo ano é sempre marcado pelas confraternizações, viagens, férias e também pelos excessos. Por isso, é preciso prestar atenção ao dia a dia para manter bons hábitos e não colocar tudo a perder em apenas algumas semanas.

COMO COMPENSAR OS EXAGEROS?
Procure compensar, sempre que possível, dentro de um mesmo dia. Amanhã é outro dia.  Exagerou no almoço? Então, no jantar, prefira comidas leves, nutritivas e menos calóricas, como, por exemplo, saladas ou frutas, iogurte e cereal.

O dia todo foi de muita comilança? No dia seguinte, procure ingerir mais água, frutas e vegetais, reduzindo o consumo de derivados de farinha branca (bolo, cuca, pão) e frituras. Beba água de coco (para desintoxicar), ou água saborizada com pedaço de gengibre ou de frutas ou canela e cravo. Prefira também peixe ou frango, de preferência, grelhado ou assado, e consuma vegetais à vontade (alface, rúcula, repolho, tomate, cebola). Evite enlatados, embutidos, refrigerante, queijos amarelos e doces.

SE COMEU DEMAIS, NÃO ESTOQUE: MEXA-SE 
O verão é convidativo para praticar exercício físico ou atividades ao ar livre. Vamos aproveitar o verão para queimar mais calorias!

Estar de férias não significa ficar preguiçoso. É o momento que podemos descobrir alguma atividade que seja prazerosa e que, ao mesmo tempo, contribua para a nossa saúde. O importante é sair do sedentarismo. Só pelo fato de estarmos em pé, gastamos mais calorias. Por isso, vale uma caminhada no parque, levar o cachorro para passear, dançar, jogar frescobol ou vôlei na praia. Em uma hora de caminhada gastamos aproximadamente 250 calorias e, de bicicleta, são 300 calorias. Agora, faça a comparação: um "churros" tem..., milho verde com margarina tem...

HIDRATE-SE
Se você não tem o costume de beber água durante o dia, é o momento de rever esse hábito. A falta de água não provoca apenas a desidratação, mas todo um desequilíbrio funcional e metabólico que pode atingir todas as células do corpo.

A quantidade de água recomendada varia de acordo com o peso, a idade e o nível de atividade física de cada indivíduo, mas, geralmente, o ideal é o consumo de dois litros por dia. A água também ajuda na manutenção da temperatura do corpo e melhora a função digestiva do organismo.

Seu corpo precisa de água! Sede, cansaço excessivo, taquicardia, náuseas e até dor de cabeça podem ser sintomas de baixa ingestão de água. Na desidratação, a pele se torna seca e quente.

Abuse de água saborizada com gengibre, limão, de água de coco, de chás gelados, que estimulam a eliminação de toxinas e colaboram para o bom funcionamento do intestino. Substitua o cafezinho, o refrigerante e os sucos por chás. Prefira os com efeitos diuréticos como os de hibisco, cavalinha, carqueja.

Os chás são ótimas alternativas para fornecer ao corpo antioxidantes que combatem os radicais livres e que, consequentemente, retardam o envelhecimento da pele, além de eliminar o excesso de líquidos e desinchar. O chá verde contém cafeína e é rico em catequinas, um potente antioxidante. Além de desinchar, ele acelera o metabolismo e facilita a digestão. Pode ser, ainda, associado com gengibre, que tem propriedades anti-inflamatórias, otimizando a digestão. Os hipertensos devem moderar no uso do chá verde, assim como quem tem anemia por deficiência de ferro, pois o uso do chá junto com a refeição diminui a absorção do mineral. Lembre-se: a melhor forma de tomar chás é igual à moda antiga, de forma caseira. 

O segredo é o equilíbrio. Abusou recomece os cuidados. Não se exercitou, comece amanhã. Aumente a ingestão de líquidos para devolver a hidratação natural do cabelo e da pele.

DICAS PARA O VERÃO
Procure combinar alimentos muito calóricos com outros menos calóricos.  Por exemplo: quando comer salgadinhos, ingira muita água para diminuir o inchaço e coma frutas também. Com as carnes (churrasco) prefira saladas verdes. Junto com a cerveja, tome água, limonada ou até mesmo um refrigerante light. Na praia, intercale o sorvete com o frozen iogurte e com picolé e salada de frutas. Intercale frituras com alimentos cozidos ou assados (camarão à milanesa com legumes ou milho verde cozido).  Assim, seu verão deixará apenas boas lembranças.

DICA DE SUCO DETOX
Uma folha de couve + 1/2 maçã com casca + 1/2 cenoura + dois talos de salsinha + hortelã + um copo de água de coco. Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.