dengue 2

Lavagem das narinas pode auxiliar em casos de sinusites e gripes

Comuns nesta época do ano, doenças como sinusites, gripes e resfriados são incômodas e perigosas. Por isso, vale implementar alguns hábitos para evitá-las

23 Jul 2019 - 07h00Por Marcio Freitas

Comuns nesta época do ano, doenças como sinusites, gripes e resfriados são incômodas e perigosas. Por isso, vale implementar alguns hábitos para evitá-las. Além de manter uma rotina com alimentação saudável e prática de exercícios físicos e evitar ambientes fechados e choques de temperaturas, também vale usar os benefícios da lavagem das narinas. 

O procedimento pode auxiliar em doenças como sinusites, gripes e resfriados, bem como prevenir o surgimento dessas patologias. Para isso, deve ser utilizado o soro fisiológico, já que soluções caseiras podem não ter a concentração correlatas de sais, fazendo parar o movimento dos cílios nasais. Os produtos preparados também facilitam, pois têm bicos apropriados e soltam soro na pressão correta. Mas, a lavagem também pode ser feita com seringas.

Em geral, utiliza-se de dez a 20 ml por narina, dependendo da consistência e quantidade de secreção. É como uma limpeza doméstica, depende do tipo e da quantidade de sujeira. Ao fazer a lavagem, o ideal é se manter inclinado, de maneira que não escorra para a garganta e a pessoa ou a criança acabe se engasgando. O líquido deve entrar e ser assoado pela cavidade nasal para remover as secreções corretamente.

A criança tem a cavidade nasal menor, tem adenoide, carne esponjosa, mais frequentemente e sofre mais de infecções de vias aéreas superiores. Portanto, necessita de limpeza nasal com mais frequência também. Entretanto, o adulto também se beneficia, pois o acúmulo de secreção facilita a proliferação de vírus e bactérias, aumentando a chance de infecções. A limpeza previne isso.

Quando tem acúmulo de secreção, a lavagem deve ser feita cinco vezes por dia. No caso de pós-operários e cirurgias nasais, eu recomendo a realização dez vezes ao dia. Ela é recomendada quando se acorda, antes de dormir e, ainda, sugiro distribuir outras limpezas durante o dia. A periodicidade faz com que a secreção fique acumulada por menos tempo, permitindo uma recuperação mais rápida.

A lavagem limpa melhor do que simplesmente assoar o nariz, mas o paciente deve continuar assoando o nariz e realizando a lavagem nasal. São métodos complementares. 

Cabe ressaltar que existe a solução de soro fisiológico 0,9 % e a solução hipertônica a 3%. A solução a 0,9 % serve para limpeza e a de 3% ajuda a diminuir o edema de mucosa e a desobstruir um pouco as narinas.

Matérias Relacionadas

Geral

Mais de 65 mil pessoas prestigiaram a 17ª Fecarroz

Os seis dias de festa contaram com programação intensa para toda a família, entre shows nacionais, desfiles festivos, concursos, exposições e apresentações culturais.
Mais de 65 mil pessoas prestigiaram a 17ª Fecarroz
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Com aeroporto alagado, Porto Alegre suspende voos até o fim do mês

O Rio Grande do Sul enfrenta fortes temporais, que deixaram mais de 80 mortos desde 29 de abril. São mais de 149 mil pessoas fora de casa, e 873 mil atingidos em 364 cidades. 
Com aeroporto alagado, Porto Alegre suspende voos até o fim do mês
Geral

Novo sistema comercial da Celesc, Conecte estará disponível a partir desta terça-feira (7)

O novo aplicativo estará disponível gratuitamente para celulares e tablets que utilizem os sistemas iOS ou Android.
Novo sistema comercial da Celesc, Conecte estará disponível a partir desta terça-feira (7)
Ver mais de